Modelo Das Cinco Forças De Porter
Trabalho Universitário: Modelo Das Cinco Forças De Porter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rm_silva • 28/6/2014 • 4.830 Palavras (20 Páginas) • 709 Visualizações
Trabalho de Estratégia
SUMÁRIO
Introdução...........................................................................................................pág 2
Apresentação da empresa escolhida..................................................................pág 3 – 4
Resumo sobre suas unidades de negócio..........................................................pág 5 – 14
Analise das cinco forças de Porter......................................................................pág 15 – 20
UN Votorantim Metais ............................... ..........................................................pág 20
Referências Bibliográficas................................................................................... pág 22
Introdução
Esta pesquisa propõe um estudo sobre alguns dos processos da Administração Estratégica e sua importância para esta empresa. Apresenta de forma descritiva: Histórico da Votorantim e as Unidades de Negócio envolvidas, Missão, Visão, Valores, Grupos de clientes, Grupo de concorrentes e uma Análise das cinco forças competitivas de Porter.
A fim de obter vantagens competitivas, e adquirir sucesso em seus planos, as organizações fazem uso da administração estratégica em sua gestão, conforme veremos a partir da análise do exemplo desta empresa multidivisional.
A Empresa
Votorantim
Empresa 100% brasileira, de capital fechado que reúne empresas em mais de 10 segmentos diferentes, com atuação em mais de 20 países, o Grupo Votorantim concentra operações em setores de base da economia que demandam capital intensivo e alta escala de produção, como cimento, mineração e metalurgia (alumínio, zinco e níquel), siderurgia, celulose e papel, suco concentrado de laranja e autogeração de energia.
No mercado financeiro, atua por intermédio da Votorantim Finanças, e, em Novos Negócios, investe em empresas e projetos de biotecnologia, pesquisas minerais e especialidades químicas.
O português Antonio Pereira Inácio foi o fundador do Grupo Votorantim, em 1918 depois de adquiri uma empresa de Tecelagem que estava para falir em Sorocaba, a partir desse momento iniciou historia da Votorantim. O engenheiro José Ermírio de Moraes era casado com a Filha do senhor Antonio Pereira Inácio, que a pedidos do senhor Antonio Inácio saiu de Pernambuco para iniciar sua trajetória no Grupo Votorantim.
Com a Crise de 29 a empresa se viu com bons olhos os novos ramos que estavam para surgir o Brasil não podia mais depender exclusivamente da economia a base da produção de café, então pais teria que se industrializar e criar infra estrutura para escoar as produções, então a Votorantim acrescentou mais um ramo, o de cimento.
Em 1930 o senhor Ermírio de Moraes foi aos Estados Unidos onde adquiriu uma nova tecnologia para o ramo de Tecelagem, comprado dessa forma uma fabrica inteira e a transportou para o Brasil, nasce então a companhia Nitro Química.
No final dos anos 40 a Votarantim tinha se espalhado por mais de cinco estados no ramo de cimento que acompanhava o crescimento do pais. No final de 1938 era montada a Usina Siderúrgica de Barra Mansa, que passou a produzir ferro, em meados de 1040 a demanda por equipamento era tanta que o grupo decidiu montar sua própria oficina mecânica a Metalúrgica Atlas. Ao longo dos seus 50 anos, a Atlas produzia maior parte das máquinas, equipamentos e grandes estruturas utilizadas pelo grupo.
No final da década de 1940 Ermírio de Moraes começou a colocar o seu desejo em pratica o de produzir alumínio, que para ele seria o metal do futuro dessa fora surgi 1955 a empresa Companhia Brasileira de Alumínio.
No final de 1960 Ermírio de Moraes dividi o controle das Empresas do Grupo Votorantim entre os filhos José Ermírio de Moraes Filho, Antônio Ermírio de Moraes, Ermírio Pereira de Moraes e o genro Clóvis Scripilliti, casado com Maria Helena Pereira de Moraes Scripilliti.
Assim, mais uma vez conduzido pelo espírito do arrojo e do empreendedorismo dos herdeiros, expandiu sua produção para outros insumos fundamentais no desenvolvimento da indústria brasileira. Nasceram os projetos de produção de zinco e níquel, e mais tarde, no final dos anos 80, o de celulose e papel.
Hoje, já com a terceira geração atuando no Conselho de Família e no Conselho Executivo, as empresas do Grupo são líderes ou importantes participantes nos mercados em que atuam: cimento, celulose, papel, alumínio, zinco, níquel, aços, produtos químicos, agroindústria, filmes flexíveis, energia elétrica e serviços financeiros. O Grupo Votorantim deu um importante passo rumo à sua internacionalização com a aquisição da St. Marys Cement Inc. (Canadá) e de participação na Suwanee (EUA), respectivamente em 2001 e 2002, implementando, assim, a sua constante busca por novos desafios, apoiada por um estruturado modelo de governança corporativa e alicerçada no comprometimento com as comunidades onde atua, por meio de programas voltados à melhoria de qualidade de vida e ao respeito ao meio ambiente.
Valores
Os Valores permeiam todas as ações, decisões e relacionamentos da Votorantim com seus públicos e formam a sigla SEREU:
SOLIDEZ – Buscar crescimento sustentável com geração de valor.
ÉTICA – Atuar de forma responsável e transparente.
RESPEITO – Respeito às pessoas e disposição para aprender.
EMPREENDEDORISMO – Crescer com coragem para fazer, inovar e investir.
UNIÃO – O todo é mais forte.
Visão
Assegurar crescimento e perenidade como um grupo familiar de grande porte, respeitado e reconhecido na comunidade em que atua, com
...