Modelo De Ocupação Humana
Ensaios: Modelo De Ocupação Humana. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: mai1994 • 6/6/2014 • 439 Palavras (2 Páginas) • 962 Visualizações
Este modelo baseia-se em teorias que tiveram o seu começo nas proposições filosóficas articuladas pelos fundadores da profissão no princípio do século XX. Este modelo ou paradigma, como foi denominado originalmente, tem sofrido um contínuo desenvolvimento e refinamento desde a sua criação.O modelo de Comportamento Ocupacional serviu de fundamento para o modelo de Ocupação Humana que surgiu nos anos oitenta.
A premissa central deste modelo é:
- Toda a ocupação humana procede de uma tendência espontânea, inata do sistema humano- a urgência de explorar e dominar o ambiente. O modelo baseia-se na suposição de que a ocupação é um aspecto crucial da experiência humana. A urgência inata do homem para a exploração e sua consequente capacidade para simbolizar é o que o torna único entre os animais. (Kielhofner & Burke, 1980, p. 573)
Este modelo considera o indivíduo como um sistema aberto que evolui e sofre diferentes formas de crescimento, desenvolvimento e mudança através da interacção progressiva com o ambiente externo. O sistema humano funciona simultaneamente como uma totalidade, com os seus próprios subsistemas internos e como parte de um sistema social mais amplo.
O ciclo de interacção com o ambiente inclui 4 fases:
- Input- importe de energia ou informação dentro do sistema
- Throughput- transformação da energia ou informação para assimilação ao sistema e a transformação desse sistema para acomodação ao importe de energia ou informação.
- Output- comportamento ou acção do sistema que resulta em feedback
- Feedback- reacção do sistema ao processo d consequências da acção.
No tratamento, a terapia ocupacional actua como um processo organizador, implicando o input de informação necessária para o desempenho da actividade, a utilização dessa energia para o desempenho (throughput) e a acção real do desempenho. O input e feedback aportam nova informação para o sistema, proporcionando a sua mudança.
Para além de ser um sistema aberto, o ser humano é composto por três subsistemas:
- Motivação - responsável por eleger livre e conscientemente a participação em ocupações. A sua função é representar o comportamento.
- Habituação- responsável por organizar o comportamento dentro de rotinas e padrões. A sua função é manter o comportamento
- Desempenho de funções- consiste nas capacidades básicas de acção. A sua função é produzir a acção do sistema.
Num ciclo adaptativo, as experiências positivas aumentam o desejo de explorar, dominar e satisfazer as exigências ambientais da pessoa. Num ciclo inadaptado, a pessoa repetidamente experimenta desorganização, pouca função e antecipação
...