Modelo De Projeto
Ensaios: Modelo De Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lety0507 • 8/12/2013 • 386 Palavras (2 Páginas) • 706 Visualizações
PLANO DE AULA
1)Título da Aula.
2)Tempo necessário.
3) Etapa de Ensino:
Ensino Fundamental
4) Ano ou Série da Etapa de Ensino:
5) Objetivos da aula:
Para que ensinar e aprender? Os objetivos devem ser elaborados visando ao desenvolvimento de capacidades nos alunos ao longo ou após a aula. As capacidades devem ser relacionadas ao pensar, sentir e agir.
6) Conteúdo:
O que ensinar e aprender? Os conteúdos são os saberes a serem trabalhados. Devem ser vistos como meio para que os alunos desenvolvam as capacidades que lhes permitam produzir e usufruir dos bens culturais, sociais e econômicos (BRASIL, 1997).
Observação: sempre articular os conteúdos com os objetivos.
7) Metodologia:
Como a aula será desenvolvida e como os conteúdos serão trabalhados para que os alunos possam compreendê-los. A metodologia que vai utilizar. Aula dialogada, estudo do Meio, aula expositiva, trabalho em grupo, pesquisa.
8) Recursos/ Materiais:
Com o que ensinar e aprender? Como por exemplo: giz, lousa, papel, cola, tesoura, vídeo, datashow, laboratórios, quadras, passeio etc.
9) Bibliografia:
Quais livros, revistas, vídeos, sites, você utilizou para elaborar esta aula?
10) Avaliação:
De acordo com Brasil (1997, p. 52), a avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno. Deve ser compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica. Acontece contínua e sistematicamente por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno. Possibilita conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada. Portanto, a avaliação das aprendizagens só pode acontecer se forem relacionadas com as oportunidades oferecidas, isto é, analisando a adequação das situações didáticas propostas aos conhecimentos prévios dos alunos e aos desafios que estão em condições de enfrentar. A avaliação subsidia o professor com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual ou de todo grupo. Para o aluno, é o instrumento de tomada de consciência de suas conquistas, dificuldades e possibilidades para reorganização de seu investimento na tarefa de aprender. Para a escola, possibilita definir prioridades e localizar quais aspectos das ações educacionais demandam maior apoio.
11) Referências Bibliográficas:
Utilizada
...