TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo De Projeto

Monografias: Modelo De Projeto. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  12.908 Palavras (52 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 52

PROGRAMA DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS NA BAHIA

TÍTULO: DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL PARA PEQUENOS NEGÓCIOS NA BAHIA

PROPONENTE: SEBRAE – SERVIÇO DE APOIO ÀS MICROS E PEQUENAS EMPRESAS DA BAHIA

CNPJ: 14.797.724/0001-12

ENDEREÇO: Rua Horácio César, 64

BAIRRO / CEP: Dois de Julho – Salvador/BA - 40060-350

SITE: www.sebrae.ba.com.br

DIRETOR SUPERINTENDENTE: EDIVAL PASSOS SOUZA

RG: 01058177-40 SSP/BA

CPF: 056.158.365-04

ENDEREÇO: Alameda Praia de Guaratuba, Cond. Sol do Atlântico, Casa 30, Stella Maris, Salvador/BA CEP – 41600-270.

EESTADO CIVIL: Casado

TELEFONE: (71) 3320 4300

E-MAIL: edival.passos@ba.sebrae.com.br

DIRETOR ADM. FINANCEIRO: LUIZ HENRIQUE MENDONÇA BARRETO

RG: 00610537 83 - SSP/BA

CPF: 058.133.955-04

ESTADO CIVIL: Casado

ENDEREÇO: Rua Ceará, 832, Edf. Mansão Félix I, apt 201, Pituba

CEP: 41830-451

E-MAIL: luiz@ba.sebrae.com.br

CARGO/FUNÇÃO: Diretor Adm. Financeiro

TELEFONE: (71) 3320 4300

1. INTRODUÇÃO

Os administradores de empresas são aqueles profissionais aos quais cabe o planejamento, a organização, gestão e a orientação do uso dos recursos tecnológicos, físicos, humanos e financeiros das pessoas jurídicas, a fim de encontrar soluções para toda espécie de problemas administrativos.

Dentre as desejáveis características que o administrador de empresas deve ter, podemos citar: senso de oportunidade e senso de responsabilidade; objetividade; iniciativa; senso de prioridades; empreendedorismo; capacidade de intermediar possíveis conflitos; habilidade para trabalhar em equipes e liderá-las; autoconfiança; capacidade de planejamento, decisão, negociação, organização e de resolver problemas; além de conhecimentos gerenciais.

Visando aumentar a competitividade dos pequenos negócios, por meio da melhoria da gestão, em polos de grande concentração empresarial do Estado da Bahia, especificamente para as micros empresas e empreendedores individuais é o que propõe este projeto, tendo como principais ações os cursos e consultorias do Programa NA MEDIDA e Oficinas SEI. O projeto foi elaborado em consonância com as diretrizes estabelecidas conjuntamente com a SETRE, adequadas às características de cada grupo a ser atendido (micro empresas e empreendedores individuais), promovendo o desenvolvimento empresarial e aumento da competitividade das cidades de: Salvador e região metropolitana, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Irecê e suas respectivas regiões.

2. JUSTIFICATIVA

O presente Projeto visa o desenvolvimento empresarial e o aumento da competitividade dos pequenos negócios, por meio da melhoria da gestão, localizados em territórios de grande concentração empresarial no Estado como Salvador e região metropolitana, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Irecê e suas respectivas regiões, desde que exista Unidade do SINEBAHIA.

Tem como objetivo ofertar uma grade de capacitações específicas para cada porte empresarial distinto, através da metodologia utilizada no Programa “Na Medida”, voltado para micro empresas, e “Oficinas SEI”, voltadas para empreendedores individuais, visando ampliar a oferta de capacitações empresariais para empresas atendidas pela SETRE e pelo SEBRAE nos seus programas de desenvolvimento.

O preparo do pequeno empresário é determinante para o sucesso da sua empresa e manutenção dos empregos gerados. É sabido que a pequena empresa é um grande veículo de distribuição de renda e inclusão social, visto que gera 52% dos empregos formais. Qualificar a pequena é fundamental para manutenção destes empregos e melhoria da qualidade de vida de todos os impactados.

3. HISTÓRICO DAS REGIÕES A SEREM TRABALHADAS

3.1. Salvador e Região Metropolitana

Salvador é a capital do Estado da Bahia e a 3ª maior metrópole brasileira. Em sua área urbana localizam-se 34 km de praias, sem poluição atmosférica e trânsito pesado, e uma arquitetura que une o moderno e o tradicional, juntamente com um povo que possui credo, cultura e comportamento social integrado. Sua população é estimada em 2.600.000 pessoas, sobre uma área de 313 km2, em uma temperatura média anual de 25,3 0C.

A cidade possui o sexto maior Índice de Desenvolvimento Humano, maior do Nordeste e o sexto brasileiro, pontuando 0,791 em 2007. Em termos econômicos, Salvador apresenta uma curva ascendente de crescimento superior à média nacional, no entanto, a capital baiana registra uma grande disparidade na distribuição da renda perante sua população. Em 2004 o PIB foi de R$ 14.218,15 milhões, obtendo um crescimento de 6,7% em relação à média nacional que foi de 3,2%, tendo o estado da Bahia registrado em 2006 um PIB de R$ 96,609 milhões.

A posição geográfica privilegiada e estratégica da capital interliga áreas para todo o Brasil, Europa, América do Norte e América do Sul, permitindo rápido acesso de pessoas de todo o mundo. Dispõe de um moderno e equipado aeroporto, sendo o terceiro maior do Brasil, em extensão, além de ser o sexto em movimento de cargas e passageiros. Sua distância para o centro da cidade é de apenas 28 km.

Em suas diversas áreas de interesses para investimentos, destacam-se os setores: Náutico, Têxtil, Imobiliário e de Tecnologia da Informação. O turismo tem sido o grande gerador de emprego e renda para a Capital.

Dessa forma, Salvador se destaca como a principal porta de entrada de turistas estrangeiros na região Nordeste e um dos principais destinos turísticos do país, atraindo cada vez mais investimentos ligados ao segmento de entretenimento e lazer e se consolidando como um polo turístico nacional.

3.2 Feira de Santana

A microrregião de Feira de Santana teve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com