Modelo de Projeto
Por: Cristian Foesch • 23/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.349 Palavras (6 Páginas) • 154 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
CRISTIAN KIRSCH FOESCH
DATA MINING: CONCEITOS E PRINCIPIOS BASICOS
Frederico Westphalen, RS
2018
CRISTIAN KIRSCH FOESCH
DATA MINING: CONCEITOS E PRINCIPIOS BASICOS
Projeto apresentado na Disciplina de Metodologia Científica e da Pesquisa, Curso de Sistemas de Informação, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-FW, RS).
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriana Pereira
Frederico Westphalen, RS
2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 OBJETIVOS PROPOSTOS 4
1.1.1 Objetivo geral 5
1.1.2 Objetivos específicos 5
2 CONCEITO 6
2.2 - Origem da mineração de dados 6
3 METODOLOGIA 8
4 CRONOGRAMA 9
5 ORÇAMENTO 10
6 RESULTADOS ESPERADOS 11
REFERÊNCIAS 12
ANEXO A – QUESTIONÁRIO APLICADO NA ESCOLA Erro! Indicador não definido.
1 INTRODUÇÃO
O ser humano sempre aprendeu observando alguns padrões, formulando hipóteses e teorias e as testando na prática para descobrir as regras. A novidade da era do computador é que o volume enorme de dados não pode mais ser examinado a procura de padrões em um período razoável, a solução foi instrumentalizar o próprio computador para detectar relações que sejam novas e uteis, esse conceito é denominado ‘Data mining’.
Data mining é uma expressão inglesa, cuja tradução é “Mineração de dados”, consiste em uma funcionalidade que agrega e organiza os dados.
Este conceito está sendo cada vez mais utilizado, pois com ele se torna muito mais fácil encontrar certos dados em um banco de dados. Imaginemos o seguinte exemplo: uma empresa deve saber qual a media de idade dos seus funcionários, com isso somente será preciso descobrir o padrão que mais se repete e encontrar ele em toda a tabela.
A mineração de dados é muitas vezes utilizada por empresas para realizar o cruzamento de informações, como por exemplo associar o salário do funcionário com o seu estado civil, para verificar se uma coisa tem alguma ligação com a outra.
A mineração de dados pode ser comparada com o dono de uma pequena empresa buscando informações com seus clientes no balcão de sua loja, obviamente em uma escala muito maior. Mas o principio não deixa de ser o mesmo, é tentar identificar padrões que se repetem.
Mas vale ressalta que algumas tarefas da descoberta de informação não são consideradas mineração de dados. Por exemplo, a procura de registros individuais utilizando um sistema gerenciador de banco de dados, ou a busca de páginas da web através de um mecanismo de busca estão relacionadas a recuperação de dados.
Este trabalho tenta mostrar de forma simples e superficial o que é o Data Mining, quais suas utilizações no dia a dia, e quais são os passos básicos a serem seguidos.
1.1 OBJETIVOS PROPOSTOS
A seguir são apresentados os objetivos deste projeto.
1.1.1 Objetivo geral
Estudo da mineração de dados, quais suas aplicações e qual sua real necessidade de empregabilidade.
1.1.2 Objetivos específicos
A realização deste projeto de pesquisa tem, por objetivos:
- Estudar quais as aplicações da mineração de dados;
- Definir a(s) metodologia(s) que será(ão) aplicada(s) e a como a mineração de dados pode ser aplicada de forma prática;
- Estudar a tecnologia de mineração de dados e em quais locais ela pode ser aplicada com eficiência;
- Demonstrar por meio de exemplos já realizados, quais as formas de aplicação da mineração de dados;
2 CONCEITO
Prospecção de dados[1], Mineração de dados[2] (mais conhecida como data mining) é um termo utilizado para o processo de explorar grandes quantidades de dados a procura de algum padrão consistente. Como regras associações ou sequencias temporais, para detectar relacionamentos sistemáticos entre as variáveis.
No campo da administração a mineração de dados é utilizada para descobrir regras, identificar fatores e tendências chave, descobrir padrões, relacionamentos ocultos e auxiliar a tomada de decisões sobre estratégias e vantagens corporativas.
Tan, Steinbach e Kumar (2009, p. 3) ressalta que “Nem todas as tarefas da descoberta de informação de são consideradas mineração de dados”.
Um exemplo prático é no caso de uma procura de registros individuais usando um SGBD[3] ou a busca de determinadas páginas da web através de uma consulta em um mecanismo de busca na web, tais tarefas são relacionadas a área de recuperação de dados.
A mineração de dados é uma parte da descoberta de conhecimento em banco de dados, que seria o processo de transformação de dados brutos em dados uteis. Este processo consiste de uma série de transformações, do pré-processamento de dados, até o pós-processamento dos resultados da mineração de dados.
2.2 - Origem da mineração de dados
Com o objetivo de vencer desafios, pesquisadores de várias disciplinas começaram a enfocar o desenvolvimento de ferramentas mais eficientes e escaláveis, que pudessem lidar com os diversos tipos de dados. Essa pesquisa que culminou na mineração de dados, foi construída sobre a metodologia e algoritmos que os pesquisadores haviam usado anteriormente. A mineração de dados atrai ideias como a amostragem, estimativa e teste de hipótese a partir de estatísticas e algoritmos de busca, técnicas de modelagem e teorias da aprendizagem da inteligência artificial, reconhecimento de padrões e aprendizagem de máquina.
...