Monografia e artigo científico
Por: Juliany Mello • 1/9/2015 • Monografia • 448 Palavras (2 Páginas) • 561 Visualizações
Tema: Monografia.
Introdução
Com base no tema descrito, iremos saber as diferenças entre monografia e artigo científico. A Monografia é um trabalho cientifico que se caracteriza pela especificação do assunto e/ou problema. Já o artigo científico é um trabalho monográfico apresentado de forma sintética e objetiva, que simplesmente é a concisão de linguagem a ser utilizada.
Funções e características da monografia.
Bom base nas pesquisas, a monografia é um trabalho escrito sobre os resultados de uma pesquisa focalizada em um tema único, uma delimitação de campo ou um recorte de uma realidade. Além disso, a monografia deve seguir um formato e uma estrutura lógica apresentando dados sobre a hipótese criada, a metodologia desenvolvida e os resultados da pesquisa. Toda pesquisa monográfica deve conter um resumo como um dos primeiros elementos formadores da mesma. A função deste elemento é oferecer a qualquer leitor um panorama básico e resumido do que encontrará no corpo do texto assim como um breve resumo das conclusões mais importantes. Este elemento serve para abrir o tema e oferecer elementos básicos ao leitor para que este compreenda melhor a monografia. Toda introdução de um texto monográfico contém os fundamentos da pesquisa, os objetivos envolvidos, as hipóteses levantadas e a metodologia.
Funções e características do artigo monográfico.
De acordo com as persquisas, o artigo científico se refere a um trabalho monográfico apresentado de forma sintética e objetiva e pode ser resultado de uma pesquisa independente ou um desenvolvimento acadêmico. O artigo é separado em acadêmico e não acadêmico. No formato acadêmico deve obedecer aos critérios de pesquisa para sua elaboração e apresentação. Não sendo acadêmico pode ser uma publicação destinada a órgãos ou revistas especializados em determinado assunto. Pode ser, por exemplo, o resultado de uma pesquisa independente. Sua principal caraterística é que deve conter alguma novidade. Não tem que ser algo espetacular, senão somente algo que não seja descrito antes.
Conclusão:
Com base nas pesquisas concluimos que, um Artigo Científico tem uma extensão menor que uma monografia sobre o mesmo tema, devendo, por isso, ser mais sintético. Em uma pesquisa monográfica o autor pode divagar mais, mas este não é o papel do Artigo. Ao chegar ao final do curso de graduação o estudante deve decidir o tema do seu trabalho de conclusão de curso e como vai desenvolvê-lo, se em forma de monografia ou artigo científico. Os trabalhos monográficos se dividem em Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para graduação, monografia para pós-graduação, dissertação para mestrado e tese para doutorado. Monografia, na maioria da vezes, é feita por apenas uma pessoa e deve ser escrita em uma linguagem clara e objetiva, além de ter uma sequência lógica das idéias sobre os resultados obtidos.
...