Motores aéreos
Pesquisas Acadêmicas: Motores aéreos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: feliperocp • 13/11/2014 • 1.376 Palavras (6 Páginas) • 312 Visualizações
Motor
Um motor é um dispositivo que converte outras formas de energia em energia mecânica, de forma a impelir movimento a uma máquina ou veículo. No caso dos aeródinos de asas fixas (exceto Planadores) para que uma das forças de tração presente no voo ocorra, utilizamos os motores. A tração é uma força responsável por impulsionar a aeronave para frente, sendo originada de algum tipo de motor. Nos dias de hoje a aviação está servida de motores convencionais( quatro tempos) e motores a reação, utilizando-se de turbo-jatos, turbo-fan e turbo-hélice.
Mistura ar-combustível:
A mistura ideal de combustível e de 15 partes de ar para 1 parte de gasolina, Mistura rica é quando a mistura contém mais gasolina do que o necessário ou seja menos de 15 partes de ar para 1 parte de gasolina. Mistura pobre é quando a mistura tem mais do que 15 partes de ar para 1 parte de gasolina.
Carburador
A unidade de formação de mistura mais simples é o carburador.Basicamente serve para controlar a quantidade de ar e dosar a gasolina na proporção correta portanto selecionar a fase operacional, se a mistura formada não for adequada, o motor pode parar por falta de gasolina ou então por afogamento, isto é, excesso de gasolina.
A manete de potencia esta ligada diretamente à borboleta do carburador.Quando a mante é eumpurrada toda para frente, a borboleta estará totalmente aberta, permitindo ao motor aspirar a quantidade máxima de ar.quando a manete estiver setada para baixa potencia a borboleta ficara quase toda fechada.O elemento básico do carburador é o tubo de venturi, o qual possui um estrangulamento onde o fluxo de ar torna-se mais veloz, diminuindo a pressão estática. A sucção resultante faz a gasolina subir pelo pulverizador ou injetor, misturando-se com o ar sob forma pulverizada. A mistura torna-se rica quando a densidade do ar diminui. A diminuição da densidade pod ser consequência de: redução da pressão atmosférica devido a altitude ou por razões meteorológicas; aumento da temperatura do ar e aumento da umidade do ar, para minimizar esse problema os motores de hoje em dia utilizam um sistema de turbo compressor.
Motores convencionais
Este tipo de motor utiliza-se basicamente da mesma tecnologia dos motores dos carros modernos, ou seja, o sistema quatro tempos, utilizando-se de um número variável de cilindros onde será gerada a energia necessária para movimentar a hélice que impulsionará o avião a frente. Uma mistura de ar e combustível, normalmente utilizado uma gasolina especial, é preparada no carburador e emitida para a câmara de combustão, dentro do cilindro, pela válvula de admissão, movimentando o pistão para baixo, e transferindo todo movimento para o eixo de manivelas, ligado a hélice. Após o pistão sobe e comprime a mistura, a qual receberá uma centelha de um dispositivo chamado vela, provocando uma combustão e um aumento da pressão da mistura e uma conseqüente expansão, forçando o pistão para baixo, após, os gases finais são expelidos pela válvula de escapamento, e o ciclo continua, para que o avião mantenha a força de tração.
Os motores 4 tempos são compostos de pelo menos um cilindro e diversas partes móveis.
Os motores são chamados de 4 tempos devido ao ciclo que ocorre, em referencia aos movimentos do pistão.
A primeira etapa, também denominada de primeiro tempo, é denominada admissão. Nessa etapa a válvula de admissão permite a entrada, na câmara de combustão, de uma mistura de ar e combustível enquanto o pistão se move de forma a aumentar o espaço no interior da câmara.
A segunda etapa é a compressão. Nesta o pistão se move de forma a comprimir a mistura, fazendo seu volume diminuir. Aqui ocorre uma compressão adiabática e em seguida a máquina térmica recebe calor numa transformação isocórica.
A terceira etapa denomina-se explosão. No término da compressão um dispositivo elétrico gera uma centelha que ocasiona a explosão da mistura ocasionando sua expansão
Após isto ocorre então o quarto tempo quando a válvula de saída abre e permite a exaustão do gás queimado na explosão. A expansão adiabática leva a máquina ao próximo estado, onde ela perde calor e retorna ao seu estado inicial, onde o ciclo se reinicia.
Motores Multicilindricos:
Para se construir motores de grande potência, é melhor aumentar a quantidade de cilindros, e não o tamanho dos mesmos.O motivo é que, em cilindros menores, pode-se efetuar mais rapidamente a admissão,compressão, a combustão e exaustão dos gases. Os motores multilindricos funcionam com maior suavidade, porque os impulsos criados pela combustão e o movimento dos pistões são menores e atribuem-se com maior uniformidade durante os ciclos de funcionamento, melhorando o equilíbrio e a regularidade do conjugado motor.
Os cilindros do motor foram dispostos das mais diferentes formas ao longo da história da aviação. Atualmente, as configurações predominantes são:
Em linha:
Este tipo de motor tem cilindros alinhados em uma fileira. Ele normalmente tem um número par de cilindros, mas há casos de três e de motores de cinco cilindros. A maior vantagem de um motor em linha é que permite que a aeronave deve ser projetada com uma estreita área frontal de baixa resistência. Se o virabrequim do motor está
...