Motores de Aviação Convencional e a Reação
Por: MARCIOBAY • 22/3/2017 • Trabalho acadêmico • 514 Palavras (3 Páginas) • 289 Visualizações
[pic 1][pic 2]
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
[pic 3] | Avaliação a Distância |
Disciplina: Motores de Aviação convencionais e a Reação
Curso: Ciências Aeronáuticas
Professor: Hélio Luis Camôes de Abreu
Nome do aluno: Mauricio Kruger Figueira
Data: 22/03/2017
Orientações:
- Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
- Entregue a atividade no prazo estipulado.
- Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
- Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
1) Questão 1
Parte 1 (5 pontos)
O website do CENIPA disponibiliza Relatórios Finais de acidentes que podem ser pesquisados pela matrícula da aeronave, data do acidente ou por outros critérios no link:
http://www.cenipa.aer.mil.br/cenipa/paginas/relatorios/relatorios.
Faça uma pesquisa em busca de um acidente que envolva falha do motor em voo e faça um breve resumo, com no máximo 10 linhas, do histórico do acidente selecionado. Lembre-se de caracterizar o acidente com a matrícula da aeronave, local e data do acidente, quando disponível.
No dia 30/12/2014 a aeronave PT-BDQ decolou do aeródromo da Fazenda Bandeirantes (SJDX), no município de Aquidauana, MS, com destino ao aeródromo da Estância Teruel Ipanema (SSIE), no município de Campo Grande, MS, com um piloto e um passageiro a bordo. Após 15 min de voo já nivelado no FL055 e restando 16 min para o destino a aeronave apresentou queda na pressão de óleo e disparo na rpm da hélice ocorrendo o travamento do motor. O piloto em comando realizou os procedimentos para um pouso de emergência. A aeronave realizou o pouso no pasto de uma fazenda. Os ocupantes saíram ilesos.
Parte 2 (5 pontos)
Em que pese que um acidente nunca é resultado de um único fator, procure destacar em um segundo texto de no máximo 10 linhas, os aspectos relativos à falha do motor em voo. Procure verificar pela análise do CENIPA se a falha do motor se deu por falha mecânica inevitável, erro de manutenção, erro de operação ou outros.
Os indícios encontrados no motor, principalmente um furo na parte superior da semicarcaça esquerda, na altura do cilindro 6, portanto na parte frontal, apontavam para um falha no motor foi iniciada no cilindro 5 ou no cilindro 6. Foi observado também que ocorreu o rompimento dos parafusos que mantém as bielas desses cilindros solidárias à árvore de manivelas. Pelo fato de não terem sido encontrados todos os segmentos desses parafusos durante a desmontagem, não foi possível determinar a causa primária da falha de motor.
...