Movimentação E Armazenamento De Materiais
Trabalho Escolar: Movimentação E Armazenamento De Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adilleme • 17/9/2013 • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 856 Visualizações
Conteúdo
1. INTRODUÇÃO 3
2. SISTEMA DE ARMAZENAGEM 4
3. MOVIMENTAÇÃO DE MATERIAL 4
4. HISTÓRIA DO FLOW RACK 4
5. O QUE É FLOW RACK? 5
6. QUAL A FINALIDADE DO FLOW RACK? 5
7. VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO – FLOW RACK 5
8. TIPOS DE FLOW RACK 6
8.1. Flow Rack Modulares 6
8.2. Flow Rack Específicos – Lean Tek 6
8.3. Flow Racks Manuais 7
8.4. Flow Racks com sistema de separação computadorizada 7
8.5. Flow Racks e Rebocadores 8
8.6. Flow Racks e Rebocadores com sistema AGV (veículo guiado automaticamente) 8
9. ESTUDO DE CASO 9
9.1. Layout Fábrica de Patinete 10
10. CONCLUSÃO 11
11. BIBLIOGRAFIA 12
1. Introdução
A necessidade cada vez mais intensa das empresas com relação à redução de custo, em função da crescente concorrência do mercado atual, nos faz pensar em formas de ser cada vez mais competitivas de se produzir. Muitas vezes isso é possível principalmente através da redução de desperdícios como; movimentação, transporte, estoques e deslocamentos.
Trabalhar em função da redução desses desperdícios não é algo novo, ha muitos anos diversas figuras importantes com Taylor, Ford, etc. Na busca pela eficiência na produção de bens e serviços fizeram estudos dos movimentos, com o objetivo de torná-los cada vez menores e adequados, tornando o processo mais enxuto.
Com base na constante busca de melhor aproveitamento da mão de obra em operações que realmente agregam valor ao produto, que o que os clientes pagam e em sistemas de transporte cada vês mais eficientes, e que proporcionam redução nos desperdícios citados, é que vamos apresentar um sistema muito eficiente nesse sentido, o Flow Rack. Ele permite grande agilidade no carregamento e descarregamento dos materiais, muitas vezes sem utilizar mão de obra operacional, é muito bem aplicado no sistema de Milk Run interno de fábricas de pequeno, médio e grande porte e principalmente em montadoras de veículos, pois facilita muito a distribuição de diversos tipos de componentes ao mesmo tempo. O rebocador que é conectado a um sistema de Flow Racks pode ser robotizado, o que elimina a necessidade de operadores. Suas vantagens não ficam por aí, também proporciona chegada dos componentes bem próximos às mãos dos operadores, reduzindo assim o tempo de deslocamento durante o processo de fabricação.
No decorrer do trabalho, mostraremos alguns exemplos desse sistema e suas vantagens. No final teremos um estudo de caso no qual foi utilizado esse sistema e completando a ideia de uma eficiente movimentação de material, falaremos de um processo de pintura no qual a movimentação do material é algo fundamental para a qualidade e eficiência deste processo.
2. Sistema de Armazenagem
Sistemas de armazenagem são conjuntos de equipamentos que servem para arrumar, de forma conveniente, as matérias-primas ou produtos acabados, quer manualmente, quer utilizando equipamentos de movimentação de materiais como, por exemplo, empilhadoras e porta-palétes. Existem vários tipos de sistemas de armazenagem, utilizados de acordo com o tipo de produto a armazenar e áreadisponível, entre outros parâmetros (Guerra, 2007).
Para se determinar qual o melhor sistema de armazenagem, em primeiro lugar deve atender-se às características do produto, isto é, o seu peso, dimensões e a possibilidade ou impossibilidade de junção em paletes. De seguida, deve observar-se as condições do espaço, tais como, o pé direito e as condições do piso. Por fim deve ter-se em atenção as condições operacionais, como por exemplo, a selectividade do produto e a quantidade de itens a armazenar. (Sistemas, 2005, p. 4).
3. Movimentação de Material
A movimentação de material, ou transporte/tráfego interno, tem como objetivo a reposição de matérias-primas nas linhas ou células de produção de uma fábrica, bem como transportar o material em processamento, quando este processamento implica a realização de operações que são desempenhadas em postos de trabalho diferentes (Russomano, 1976, p. 191), transporte este que é, habitualmente, efectuado por operários semi-qualificados, sob as ordens do movimentador, que é quem lhes transmite o que vai ser transportado, de onde e para onde vai ser transportado (Russomano, 1976, p. 195). A movimentação de material tem também como função a emissão de guias de remessa que deverá ser entregue ao fiel de armazém, juntamente com osprodutos acabados (Russomano, 1976, p. 193).
A movimentação de material não se limita apenas a movimentar, encaixotar e armazenar como também executa essas funções tendo em conta o tempo e espaço disponíveis. As actividades de apoio à produção, grupagem e todas as outras actividades não devem ser vistas como um número isolado e independente de procedimentos, devendo ser integradas num sistema de actividades de modo a maximizar a produtividade total de uma instalação ou armazém.
Além da movimentação de material ter em conta o tempo, o espaço, e a abordagem de sistemas, deve também ter em conta outro aspecto, o ser humano. Quer seja uma operação simples, que envolva a movimentação de poucos materiais, que seja uma operação complexa que envolva um sistema automatizado, as pessoas fazem sempre parte da movimentação de material .
Um outro aspecto muito importante a ter em conta na movimentação de material é o balanço económico. A entrega de componentes e produtos no tempo certo e no sítio certo torna-se importante se oscustos forem aceitáveis, de modo a que a empresa tenha lucro. A combinação de todos estes aspectos traduz-se numa definição mais completa da movimentação de material : A movimentação de material é um sistema ou a combinação de métodos, instalações, trabalho, equipamento para transporte, embalagem e armazenagem para corresponder a objectivos específicos (Kulwiec, 1985, p. 4).
4. História do Flow
...