Multiculturalismo E Educação: Em Defesa Da Diversidade Cultural
Dissertações: Multiculturalismo E Educação: Em Defesa Da Diversidade Cultural. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessafelix • 9/5/2013 • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 1.440 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
Adrielle da Silva Suldine
Luciene Gomes da silva
Márcia Pereira P.Jussani
Rosilda Alves da silva
Vanessa Félix Carvalho
Multiculturalismo e Educação:
Em Defesa da Diversidade Cultural
MACHADINHO D.OESTE
2012
Adrielle da Silva Suldine
Luciene Gomes da silva
Márcia Pereira P.Jussani
Rosilda Alves da silva
Vanessa Félix Carvalho
Multiculturalismo e Educação:
Em Defesa da Diversidade Cultural
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Disciplinas de: Politicas e Gestão dos Espaços Educativos, Curriculo Conhecimento e Cultura Escolar, Metodologia da Pesquisa Ciêntifica, Tecnologia da Educação
Prof. Josilaine B. Ricci Nascimento, Melina klaus, Okçana Battini, Edilaine Vagula.
3º Semestre
MACHADINHO D’OESTE
2012
INTRODUÇÃO
O texto discute a temática do multiculturalismo como movimento teórico e como prática social que contesta preconceitos e discriminações a indivíduos e grupos culturais historicamente submetidos a processos de rejeição ou silênciamento por sua condição de pertencimento identitário distinto dos padrões definidos como válidos e aceitáveis, seja no espaço escolar ou no contexto social mais amplo. O argumento central é o de que pensar e viver no mundo atual passa pelo reconhecimento da pluralidade e diversidade de sujeitos e de culturas com base no respeito e tolerância recíproca, concebendo as diferenças culturais não como sinônimo de inferioridade ou desigualdade, mas equivalente a plural e diverso. Desta feita, propõe-se situar o cenário histórico do mundo atual, bem como o multiculturalismo e suas origens, seus significados e concepções teóricas, como forma de evidenciar o sentido político cultural de se educar as atuais e as novas gerações a partir de uma visão multicultural crítica, que leve em conta, no processo formativo dos sujeitos, a necessidade e importância de se reconhecer, valorizar e acolher identidades plurais sem representar ameaças ou quaisquer formas de naturalização do preconceito e desrespeito à vida humana, independente de sexo, cor, gênero, credo, etnia, nacionalidade. Busca-se, com isso, superar mecanismos discriminatórios ou silenciadores da diversidade cultural, em nome de uma sociedade baseada na justiça social.
Pesquisa
Nacionalidade: Brasileira
Naturalidade: Ji-paraná RO
Idade: 38 anos
Sexo: Feminino
Profissão: Professora de letras
Estado civil: Casada
Cidade onde Reside: machadinho D’Oeste RO
1- Qual a sua origem ètnica?
R: Afro-descendente
2- Como perceber a relação dos grupos minoritarios(indios, afro-descedente, ciganos)com a sociedade brasileira em geral?
R: Pela falta de consideração e respeito que muito pouco é dispensado a nossa classe, principalmente na educação a discriminação é visivel.
3- Sobre as diferentes culturas existentes no Brasil: você trabalha essa questão no curriculo escolar?
R: concerteza muitas vezes nas aulas debates, onde se menciona a inclusão social e a demais formas oportunas.
4- Diversos estudos mostram que, ao longo da história do brasil, oas grupos etnicos minoritário sofreram- e ainda sofrem – discriminação e preconceito.
a- Como você vê essas situações acontecerem na escola? Cite exemplos.
b- Você acredita que tais exemplos fazem parte do curriculo real, oculto ou formal? Justifique.
c- A gestão escolar contribui para minimizar os problemas existentes em relação as essas questões? Justifique.
R: A- Ao longo dos trabalhos em grupos a agrupação de uma criança com mais cor tras uma certa forma, uma regeição, ao longo do recreio podemos perceber a desituação da criança afro-descedente e em muitas outras circunstância.
B- sim, na falta de agrupamento ou interdiciplinas nas escolas e as consientização da etnia cultural que são prescrito nos curriculos mais porem pouco aplicado.
C- o trabalho é grande em vista da maioria de resultados, mais não basta minimizar tem que ser feito uma consiêntização até mesmo nos professores e alunos que são afros-descendente, pois pela suas discriminação acerrada tras grandes comflitos a si proprio.
5- Os indices estatiticos de reprovação no Brasil são maiores entre os pobres, negros, indios em sua maioria:
a- Você acredita que as formas de avaliar no âmbito escolar, contribuem para que ocorra o fracasso escolar como os grupo miniritarios?
...