Multiculturalismo e educação: problemas de prática pedagógica
Seminário: Multiculturalismo e educação: problemas de prática pedagógica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Duba12 • 17/11/2013 • Seminário • 346 Palavras (2 Páginas) • 451 Visualizações
“Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Uma
“Nova leitura das relações entre educação e cultura”
Introdução
O Multiculturalismo descreve a existência de muitas culturas em uma determinada sociedade sem que nenhuma delas predomine adiante temos a Pluralidade Cultural que consiste no conhecimento e a valorização das características étnicas e culturais dos grupos sociais. A diversidade é um termo usado para definir caráter do que, por determinado aspecto, não se identifica com algum outro.
Passo2: Desenvolvimento
O que é Multiculturalismo?
O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação.
São basicamente dois os conceitos mais utilizados de multiculturalismo: um diz que todas as culturas dentro de uma mesma nação têm o direito de existir mesmo que não haja um fio condutor que as una; outro conceito define multiculturalismo como uma diversidade cultural coexistindo dentro de uma nação em que há um elo cultural comum que mantenha a sociedade unida.
O que é Diversidade?
Diversidade cultural pode ter um papel central no desenvolvimento de projetos culturais no país, especialmente com ênfase nos indígenas e negros. Áreas como o artesanato tradicional, pequenas manufaturas, moda e design são áreas estratégicas para o país, em vista de sua potencialidade em termos da melhoria das condições de vida das populações mais pobres. Ao tentar enfrentar seu problema mais urgente – a desigualdade social – o país vem descobrindo a forte influência da cultura para a configuração dessa realidade, bem como seu potencial de transformação social do cenário atual. A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
Os principais posteriormente, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contribuíram para a pluralidade cultural do Brasil.
Conclusão
Concluímos que as diferenças são características de cada indivíduo, porém como habitantes de uma sociedade temos que enfrentá-las e aprender a conviver de maneira harmônica como nos ensina o multiculturalismo, sem esquecer que quando meu direito termina é onde começa do outro.
...