Muro De Arrrimo
Trabalho Universitário: Muro De Arrrimo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernando994 • 1/10/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 275 Visualizações
2.1 SOLO
Solo é todo material da crosta terrentre que pode ser manejado por meio de ferramentas por exemplo pá, escavedeira entre outras, sem a ultilização de explosivos e tambem que tenha a resistencia intransponivel á escavação mecânica.
2.2 SOLO: E SUA ESTABILIDADE
A sua estabilização requer um processo pelo qual tenha solo uma maior resistência estável às cargas aplicada, por meio de uma compactação, correção da sua granulometria e da sua plasticidade ou com a aplicação de produtos que tenha uma coesão vindo do adensamento ou aglutinação dos seus grãos.
Um solo é considerado estabilizado naturalmente quando a sua granulometria obedece a curva correspondente aos solos bem graduados (Talbot), isto é, quando ele for um solo dos grupos GW e SW de Casagrande, bem compactados. (VARGAS, 1977, p. 93).
A análise de estabilidade de solo foi criada em 1916, nomeado de método Sueco, levado pela a ocorrencia de deslizamento do solo na natureza, ocorrido no cais de Stigberg, no porto de Gotemburgo. Esses métodos analisa a linha de ruptura são não-circulares, se fragmenta em fatia ou em lâmina, com fases verticais além de considerar caso do solo estratificado.
Os métodos para a análise de estabilidade de taludes, atualmente em uso, baseiam-se na hipótese de haver equilíbrio numa massa de solo tomada como corpo rígido-plástico, na iminência de entrar em um processo de escorregamento. Daí a denominação geral de “método de equilíbrio-limite”. (MASSAD, 2010, p. 63).
No estudo da estabilidade de taludes naturais, e de taludes de barragens de terra, costuma-se definir o coeficiente de segurança (F) como a relação entre a resistência ao cisalhamento do solo(s) e a tensão cisalhamento atuante ou resistência mobilizada(T), esta última obtida por meio das equações de equilíbrio, isto é, F = S
T
S, em termos de tensões efetivas, é dada por:
S = c’ + σ . tg Φ’
(MASSAD, 2010, p. 64).
...