MÁQUINAS DE CARVÃO CHINÊS
Resenha: MÁQUINAS DE CARVÃO CHINÊS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bastongabi • 5/4/2014 • Resenha • 242 Palavras (1 Páginas) • 208 Visualizações
USINAS DE CARVÃO DA CHINA
O ritmo frenético em que a China vem construindo usinas elétricas movidas a carvão vem causando em todo o mundo preocupação quanto aos efeitos sobre as mudanças climáticas. Hoje a China utiliza mais carvão que EUA, Europa e Japão juntos, fazendo dela a maior emissora mundial de gases que estão aquecendo o planeta.
Mas, em meio às críticas, poucos têm observado que, nos últimos dois anos, a China tem emergido como a maior construtora mundial de usinas a carvão mais eficientes e menos poluentes, tendo dominado a tecnologia e reduzido seu custo.
Enquanto os EUA ainda discutem a possibilidade de construir um tipo mais eficiente de usina elétrica movida a carvão, que emprega vapor em altíssima temperatura, a China já começou a construir essas usinas ao ritmo de uma por mês. A China começou a exigir que as empresas de eletricidade aposentem uma usina mais antiga e mais poluente para cada usina nova que constroem.
O objetivo da China é usar as tecnologias mais modernas para limitar o volume desse aumento.
Apenas a metade das usinas elétricas chinesas movidas a carvão possui os equipamentos de controle de emissões necessários para remover os compostos sulfúricos que provocam a chuva ácida, e mesmo as usinas que possuem a tecnologia nem sempre a utilizam. A China ainda não regulamenta algumas das emissões que causam a nuvem pesada de poluição em suas grandes cidades.
Mesmo entre as usinas chinesas de construção recente, nem todas são modernas.
...