NBR 7217/1987: AGREGADOS - DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
Casos: NBR 7217/1987: AGREGADOS - DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaeel_martins • 12/8/2013 • 1.520 Palavras (7 Páginas) • 2.083 Visualizações
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN
NBR 7217/1987: AGREGADOS – DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
MOSSORÓ/RN
2013
NBR 7217/1987: AGREGADOS – DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO GRANULOMÉTRICA
MOSSORÓ/RN
2013
SUMÁRIO
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
De acordo com Pinto (2006), todas as obras de engenharia civil se assentam sobre o terreno e,com isso, é inevitável se considerar o comportamento do solo.Para isso determinam-se parâmetros em laboratório, tais como o teor de umidade, que representam as características específicas para cadasolo, permitindo sua classificação e caracterização, facilitando assim sua abordagem nos projetos de engenharia. De posse dessas informações, tem-se como adotarsoluções e/ou decisões de projeto e execução mais eficientes, precisas, seguras e econômicas, tais como o melhor posicionamento da edificação no terreno e o tipo de fundação mais adequado para determinada obra.
Os solos, na sua maioria, possuem uma diversidade de tamanhos e formas. Para a identificação desta variedade de tamanhos utiliza-se o processo de análise granulométrica. A determinação da composição granulométrica do solo é normatizada pela NBR 7217/1987, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), sendo este um ensaio que consiste na determinação das porcentagens, em peso, das diferentes frações que constituem o solo, fazendo-se passar certa quantidade de solo por um conjunto padronizado de peneiras de malha quadrada, pesando-se as quantidades retidas em cada peneira e calculando-se as porcentagens que passam, ou as que ficam retidas.
A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a distribuição granulométrica, que se dá através da representação da curva de distribuição,que é ilustrada por um gráfico semilogarítmico, em que no eixo das abscissas tem-se o logaritmo do diâmetro das partículas e no eixo das ordenadas a porcentagem que passa, ou seja, a porcentagem de solo (em massa) que é menor que determinado diâmetro, sendo comum também representar no eixo das ordenadas a porcentagem retida, que indica a porcentagem em massa de solo maior que determinado diâmetro.
A distribuição granulométrica de materiais granulares, ou grossos (com granulometria superior a abertura da peneira de malha 200) – areias e pedregulhos – é obtida através do peneiramento de uma amostra seca em estufa, enquanto que, para materiais finos (com dimensões inferiores ou passantes na peneira de malha 200) – siltes e argilas – se utiliza o processo de sedimentação dos sólidos em meio líquido.
Para o presente trabalho utilizou-se o método de peneiramento, uma vez que se tratava de um solo arenoso. No decorrer do relatório será dado maior aprofundamento aos procedimentos adotados, que por sua vez foram seguidos baseando-se na NBR 7217,enfatizando os dados já fornecidos por norma, assim como os resultados obtidos com a prática de laboratório.
Esse estudo é realizado calculando-se os coeficientes de não uniformidade e de curvatura, CNU e CC, respectivamente, através de parâmetros encontrados na curva granulométrica. Esses parâmetros são D30, D60 e D10, uma vez que CNU = D60/D10e CC = (D30)2/D60.D10, sendo D10 o diâmetro efetivo do solo,correspondente ao diâmetro abaixo do qual se situam 10% em peso das partículas do solo, D60 o diâmetro abaixo do qual se situam 60% em peso das partículas do solo e D30 possui a mesmaanalogia do D60.
O CNU indica a amplitude dos tamanhos dos grãos, a falta de uniformidade, pois seu valor diminui à medida que o material é mais uniforme. Quantomaior o CNU, mais bem graduada é a areia.Já o CC detecta melhor o formato da curva granulométrica e permiteidentificar eventuais descontinuidades ou concentrações muito elevadas detamanhos de grãos. Considera-se que o solo é bem graduado quando: 1≤ CC ≤ 3,para um mesmo CNU.
2 OBJETIVO
O objetivo principal do presente trabalho se dá em proceder à realização do ensaio de composição granulométrica através do peneiramento, com a finalidade de obter a distribuição referente à amostra deagregados colhida em laboratório através da plotagem da curva de distribuição correspondente aos resultados obtidos, para a consequente caracterização do solo a partir do tamanho das partículas.
3 EQUIPAMENTOS E PROCEDIMENTOS
3.1 EQUIPAMENTOS UTILIZADOS
Serão apresentados a seguir os materiais e equipamentos utilizados para a realização do presente trabalho:
(i) Balança com resolução de 0,1% da massa da amostra de ensaio;
(ii) Estufa para secagem;
(iii) Peneiras da série normal e intermediária,tampa e fundo;
(iv) Agitador mecânico de peneiras;
(v) Pincel de cerdas macias;
(vi) Fundo avulso de peneiras;
(vii) Cápsulas de alumínio.
3.2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
A execução das etapas referente à prática de laboratório foi desenvolvida baseando-se no cumprimento do fluxograma ilustrado (Figura 1), onde cada uma destas é aprofundada mais adiante.
Figura 1 – Fluxograma geral da metodologia empregada.
...