INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO [pic 1]
RIO GRANDE DO NORTE – CAMPUS MACAU
LICENCIATURA EM BIOLOGIA
DISCIPLINA: MÍDIAS EDUCACIONAIS.
DOCENTE: ÚRSULA BRUGGE
ALUNO: ___Felipe Roberto Oliveira Souza____ MATRÍCULA: _________20162071060011______
TÍTULO DO VÍDEO: NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA
|
URL: |
CONTEÚDOS FICHADOS:
- “Temos uma nova realidade, uma nova sociedade e nessa nova sociedade, temos novas tecnologias. Consequentemente eu tenho um novo aluno e esse novo aluno possui celulares, notebooks, internet, softwares, ou seja, ele vive um contexto diferente, um novo contexto social”
- “A aprendizagem só vai ser possível se tivermos essa relação bem alinhada: tecnologia e pedagogia, ou seja, uma ciência educacional que auxilie a aplicação dessa tecnologia disponível da informação e comunicação.”
- “Ensino de qualidade é diferente de educação de qualidade”.
- “Para os autores, educar é transformar a vida em processos permanentes de aprendizagem”
- “Há uma integração entre ensino e vida. Não ensina o aluno apenas a conhecer (ação), mas ensina a ética (integração)”.
- “As mudanças devem partir dos professores que tenham curiosidade, que desafiam e estimulem seus alunos, se relacionem por meio de diálogos, sejam flexíveis, humildes”.
- “Essas mudanças também dependem de os alunos quererem aprender e participar”.
- “Estamos estudando uma sociedade da informação. E dentro dela, um dos atos mais importantes é conhecer, que segundo o autor, significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e saber expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.
- “Como a aprendizagem é nos apresentada, de 3 formas: processamento lógico sequencial, processamento hipertextual e processo multimídico”.
- “O objetivo é a aprendizagem significativa, para o aluno alcançar o conhecimento a partir de interação e por interiorização”.
- “O processo de generalização, ocorre em problemas de padronização e mecanização do pensamento. Nós compramos ideias, não refletimos”.
- “É necessário modificar a forma de ensinar com maior organização, menos conteúdos fixos, flexibilidade e pesquisa, assim elaborar um projeto inovador de educação”.
|