NR 16 - Atividades E Operações Perigosas
Dissertações: NR 16 - Atividades E Operações Perigosas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Douglas1995 • 24/7/2013 • 328 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
NR 16 – Atividades e operações perigosas
Esta norma define os critérios técnicos e legais para avaliar e caracterizar as atividades e operações perigosas e o adicional de periculosidade.
Adicional de periculosidade é o adicional que deve ser pago ao trabalhador que realiza atividades de risco em áreas de risco. O exercício de trabalho nessas condições assegura ao trabalhador a recepção de 30% sobre o salário, sem acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
De acordo com a NR 16:
São consideradas atividades ou operações perigosas às executadas com:
a) Explosivos;
b) Líquidos inflamáveis.
São consideradas atividades ou operações perigosas às executadas com explosivos sujeitos a:
a) Degradação química ou autocatalítica;
b) Ação de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, faíscas, fogo, fenômenos sísmicos, choques e atritos.
É permitido às empresas e aos sindicatos interessados requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar ou determinar atividade perigosa.
As operações de transporte de inflamáveis líquidos ou gasosos liquefeitos, em quaisquer vasilhames, são considerados perigosos, exceto para o transporte em pequenas quantidades, até o limite de 200(duzentos) litros para os inflamáveis líquidos e 135(cento e trinta e cinco) quilos para os inflamáveis gasosos.
As quantidades de inflamáveis, contidos nos tanques de consumo próprio dos veículos, não são consideradas para efeito desta norma.
Considera-se líquido combustível todo aquele que possua ponto de fulgor maior que 60°C(sessenta graus Celsius) e inferior ou igual a 93°C(noventa e três graus Celsius).
Todas as áreas de risco previstas nesta NR devem ser delimitadas, sob a responsabilidade do empregador.
...