Necessidades do consumidor
Tese: Necessidades do consumidor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cirla • 24/4/2014 • Tese • 7.120 Palavras (29 Páginas) • 333 Visualizações
Introdução 4
Num ambiente competitivo como o atual, só as empresas receptivas as mudanças de estratégias conseguem se expandir. Para obterem sucesso, as empresas precisam inovar despender-se dos modelos tradicionais de desenvolvimento e crescimento, e saltar para modelos que tragam inovações ao negocio e se diferenciar totalmente dos concorrentes tradicional, um bom exemplo desta inovação é a empresa que acompanha as tendências e que utiliza a seu favor a aplicação de gestão de projetos, aumentando assim a credibilidade de seu empreendimento, tornando-se mais competitiva no mercado em que atua, pois o cenário econômico mundial atual, pode ser caracterizado por alguns fatores marcantes, tais como a forte concorrência, velocidade de disseminação de informações, evolução e renovação rápida da tecnologia, diferenciação dos produtos no mercado e descentralização produtiva.
Verifica-se ainda que as necessidades, os desejos e as expectativas dos consumidores com relação à prática empresarial também estão se modificando. O consumidor brasileiro começa a exibir um tipo de postura que anteriormente era restrita a países desenvolvidos, passando a questionar a amplitude do papel desempenhado pelas organizações em sua esfera de atuação. A tendência para esse novo comportamento, que está começando a se estabelecer no Brasil, é que os consumidores, cada vez mais exigentes e mais informados, passem a demandar uma contribuição mais direta da empresa na sociedade.
O estudo de caso aborda a Gestão de projetos, o Empreendedorismo e plano de negócios e a Administração da Produção e Logística.
05
1. Para que uma empresa alcance seus objetivos nesse mercado cada vez mais competitivo e globalizado, o importante é manter o foco nas estratégias, fazendo ajustes quando necessário. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas, e as saídas resultantes.
Para alcançarmos o controle dessas cinco variáveis, devemos ter em mente os seguintes meios para implantarmos a filosofia de gestão de projetos na empresa:
1.1 Processos de Iniciação – Neste primeiro processo é verificada a fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamentos e cronogramas, a equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura.
a) Processos de Planejamento – Neste segundo processo é feito os estudos e análises, recursos e o detalhamento do plano que são processos iterativos de definição e refinamento de objetivos e seleção dos melhores caminhos para atingir os objetivos.
b) Processos de Execução – Execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano.
d) Processos de Monitoramento e Controle – Monitoramento, controle e modificações medição e monitoramento do desempenho do projeto, é nesta fase que garantem que os objetivos do projeto são alcançados através do monitoramento e medição regular do progresso, de modo que ações corretivas possam ser tomadas quando necessário.
e) Processos de Fechamento aceitação formal do projeto (com verificação de escopo) ou fase para sua finalização.
Repetir os processos de iniciação antes da execução de cada fase é uma maneira de se avaliar se o projeto continua cumprindo as necessidades de negócio. Envolver as partes interessadas no projeto em cada uma das fases é uma maneira de aumentar as probabilidades de satisfação dos requisitos do cliente, além de servir para fazê-los sentirem-se envolvidos no projeto – o que muitas vezes é essencial para o sucesso do mesmo.
06
O gerente de projetos precisa monitorar e comunicar o desempenho do projeto. Os resultados do trabalho que estiverem abaixo de um nível de desempenho aceitável precisam ser ajustados com ações corretivas para que o projeto volte a estar em conformidade com as linhas de base de custo, prazo e escopo. A comunicação do desempenho do projeto é um dos principais elementos para o gerenciamento de projetos bem sucedido.
Dentro de cada grupo de processos, os processos individuais podem ser ligados pelas suas entradas (inputs) e saídas (outputs). Focando nessas ligações, podemos descrever cada processo nos termos de seus:
Entradas (inputs)– documentos ou itens que serão trabalhados pelo processo
Ferramentas e técnicas – mecanismos aplicados aos inputs para criar os outputs
Saídas (outputs)– documentos ou itens que serão o resultado final do processo.
1.2 O Gerenciamento de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas nas atividades do projeto a fim de atender os requisitos do projeto. Ele pode ser melhor explicado através dos processos que o compõem, que podem ser reunidos em cinco grupos de processos - Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento - e em nove Áreas de Conhecimento - Gerenciamento da Integração do Projeto
a) Planejamento da Gestão/Gerenciamento de Integração – Inclui os processos necessários para identificar, definir, combinar, unificar e coordenar os vários processos e atividades dos grupos de processos de gerenciamento. O processo de integração do projeto consiste em garantir que todas as demais áreas estejam integradas em um todo único. O objetivo deste é estruturar todo o projeto de modo a garantir que as necessidades dos envolvidos sejam atendidas.
b) Planejamento da Gestão/Gerenciamento do Escopo – Inclui os processos necessários para assegurar que o projeto inclui todo o trabalho necessário, para que seja concluído com sucesso. Esse gerenciamento está relacionado principalmente com a definição e controle do que está e do que não está
07
incluso no projeto. Tem como objetivo principal definir e controlar os trabalhos a serem realizados pelo projeto de modo a garantir que o produto, ou serviço desejado, seja obtido através da menor quantidade de trabalho possível, sem abandonar nenhuma premissa estabelecida no objetivo do projeto
...