Negocios No Brasil
Trabalho Universitário: Negocios No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessiane2 • 27/5/2014 • 469 Palavras (2 Páginas) • 202 Visualizações
As organizações da área de negócios no Brasil vêm se agrupando para que ele possa crescer e melhorar o ambiente de trabalho através de reformas microeconômicas. O Brasil de hoje conseguiu gerar emprego e renda a partir de uma gestão inteligente da inflação, dos fundamentos fiscais, dos programas sociais e da maior oferta de crédito. A desigualdade caiu, assim como a taxa de desemprego.
Porém, o modelo brasileiro começa a demonstrar exaustão e a resposta para os desafios do Brasil hoje está na melhoria do ambiente de negócios. Melhorando o ambiente para investir, teremos condição de manter a atual situação de pleno emprego e geraremos crescimento, renda e arrecadação, com isso a pobreza e a desigualdade continuarão a cair.
2.1 MUDANÇAS POLITICAS E ECONÔMICAS
As mudanças políticas e econômicas no Brasil se dão a partir de uma fase de renovação com o chamado “Milagre Econômico”. Porém avançamos muito pouco na direção do aprimoramento democrático do sistema político brasileiro. A ineficácia dos governos em tratar de solucionar os problemas econômicos e sociais que afetam a porção majoritária da população brasileira, a onda de denúncias de práticas de corrupção em órgãos públicos, envolvendo lideranças políticas importantes, e a sensação de insegurança resultante não apenas da violência urbana, mas também de instabilidade econômica de várias naturezas, são elementos que se combinam para formar o pessimismo geral que se tem alastrado, em relação aos frutos desses anos de democracia no país.
Segundo o historiador econômico escocês Niall Ferguson, apesar de o Brasil ser um grande exportador, não ter um déficit em transações correntes muito grandes, ter uma moeda valorizada, o que não descrevem necessariamente os principais problemas da economia brasileira, este país não terá o PIB crescendo de maneira acelerada e o país não será um grande lugar para investir a não ser que haja reformas estruturais significantes.
No cenário político e econômico as edições de Leis, decretos e medidas provisórias, e suas influências no mundo dos negócios interferem de forma direta na sobrevivência das empresas. Uma vez que se o governo dirigente for de má qualidade, interferirá em medidas que acarretam na durabilidade das empresas no país. Portanto se no universo político o ambiente estiver desfavorável, ou seja, os dirigentes não tomarem medidas para favorecer a vida das empresas, as mesmas perderão valor e fecharão suas portas.
No universo contábil as mudanças econômicas e políticas também exigiram novas modificações. Um exemplo disso foi à medida que o governo brasileiro tomou ao dar início à extinção do Regime Tributário Transitório para garantir neutralidade tributária durante adaptação das empresas aos métodos já usados em outras partes do mundo.
...