TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neotomismo

Monografias: Neotomismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/8/2014  •  1.398 Palavras (6 Páginas)  •  1.474 Visualizações

Página 1 de 6

Aguiar, Antonio c de

Serviço social e filosofia: das origens a Araxá/Antonio Geraldo de

Aguiar-6. ed-São Paulo:Cortez,2011

Bibiografia.

Isbn978-85-249-1769-1

1. Serviço social-brasil 2.serviço social-brasil-história I. Titulo

Pressuposto filosófico – Neutomismo

Pagina 55

O serviço social – como explicamos até agora fundamenta-se na doutrina social da igreja ,terá por base o neotomismo . Os princípios de dignidade da pessoa humana, do bem comum, entre outros, hauridos em santo Tomás, iluminaram a teoria e prática do assistente social, desde 1936 até 1960, de maneira preponderante. A partir de 1960, começa a haver uma ruptura por parte daquelas que começaram a assumir uma postura na visão dialética, incluindo na sua versão materialista. 1960 vemos o movimento da reconceitualização de serviço social.

Apresentaremos o neutomismo da seguinte forma:

-Renascimento do tomismo;

-A filosofia de santo Tomás;

-O código de malinas;

-Neotomismo no Brasil;

-Jacques maritain e o humanismo integral.

Renascimento do tomismo

O neotomismo consiste numa retomada da filosofia expressa por santo Thomas de Aquino, no século XII. A partir deste século, marcara por muito tempo a história da filosofia e do homem. Ela começa a ser retomada com toda força no final do século XIX. Será leão XIII que, através da encíclica aeterni patris, proporá a restauração da filosofia tomista. O papa coloca “dois pontos 1)necessidade de fazer uma escolha nas teorias e restaurar ;2)necessidade de acolher o progresso cientifico e de ser do seu tecmpo no que ele tem de bom”Essa restauração de santo tomas tinha uma intenção clara,segundo thonnard:”unir os pensadores católicos para a conquista do pensamento moderno tal é, ao que parece ,o propósito da igreja resuscitando o tomismo”.O desenvolvimento dessa corrente filosófica não se fará de maneira uniforme .vemos diferentes posições . Um grupo voltará sua preocupação a apenas comentar santo tomas,sem uma preocupação de enriquecimento da doutrina do mesmo . Outro grupo da corrente progressista deseja enriquecer o tomismo; aplicando-o aos nossos problemas, admitindo uma critica tomista do conhecimento e assimilação das ciências modernas. O jovem padre percebe sua árdua tarefa, dado o preconceito em relação ao tomismo. A presença dessa filosofia restaurada não servirá apenas na formação dos padres, mas se estenderá também aos leigos, a filosofia de santo Tomás servirá também no campo social através do cardeal Mercier, na elaboração do código de Malinas.

A filosofia de santo Tomás: Alguns aspectos

Santo Tomás estará presente no serviço social através do neotomismo. É necessária uma colocação sintética de alguns pontos da filosofia do Doutor Angélico que penetrou o pensamento dos assistentes sociais .É difícil separar aspectos tão unitários e harmônicos ,mas podemos destacar a visão da pessoa humana ,conceitos da sociedade e bem comum e questão ética como pressuposto básicos presentes na formação do assistente social , que ora explicitaremos .Santo Tomás tratará em sua reflexão de questões vitais para sua época como: as relações entre deus e o mundo, tudo é inteligível pelo ser, ideia, análoga, realizando-se no ato e na potencia. A partir desse principio, mostra que a primeira realidade a ser explicada deve ser deus, que é a fonte de todos os seres. Santo Tomás, após analisar a existência de deus, analisar o homem, a pessoa humana. E assim define: “Uma pessoa é a substancia individual (indivisa) de uma natureza racional”. A pessoa humana é composta de duas substancias incompletas: a alma e o corpo. Thonnard expondo santo Tomás assim define o homem “um composto substancial de matéria prima e forma substancial”. Diz santo Tomás “a pessoa é o ser mais perfeito no seu aspecto físico e espiritual”.

A pessoa tem também uma perfeição espiritual que se manifesta através da racionalidade. Através da reflexão intelectual, o homem tem consciência do seu eu e é capaz de se situar-se como distinto dos outros seres. O homem é também dotado de vontade e, por isso pode escolher os seus caminhos. A dignidade e a perfeição da pessoa humana nos mostram seu valor absoluto.

Pela capacidade intelectiva, o homem transformou-se em autor de desenvolvimento, de progresso. Isso nos remete a outra dimensão da pessoa humana que é o homem como ser social. Santo Tomás repete com Aristóteles: “ o homem é naturalmente um animal social. O desenvolvimento humano depende dos outros, demonstra claramente que o homem necessita viver em sociedade”. Na vida social as leis devem servir para nortea-las. As leis tem por base a lei eterna, devem servir ao bem comum e não ao individuo como tal.

Ligada a definição de pessoa como ser social está também a de sociedade. São tomas diz que a sociedade é a união de homem com o propósito de efetuar algo em comum.

Santo Tómas mostra que existe três tipos de espécies de leis que dirigem a comunidade ao bem comum: a lei natural, a lei humana e a lei divina. O estado deve respeitar a igreja. Assim não existe conflito entre fé e razão, e se cada um procura realizar sua tarefa não há conflito entre igreja e estado.

Código

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com