Nestlé
Tese: Nestlé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: AEIOU123 • 3/9/2014 • Tese • 1.038 Palavras (5 Páginas) • 632 Visualizações
Nestlé
A Nestlé é uma empresa mundial de alimentos e de bebidas, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas com seus produtos no sentido de nutrição, bem estar e saúde. No do grupo Nestlé encontram-se 121 marcas e 1600 produtos alimentícios nos Pais.
Em 1866, o químico alemão residente da Suíça Hennri Nestlé, tinha o intuito de combater a mortalidade infantil através de um alimento nutritivo. Lançou a Farinha Láctea contendo leite, açúcar e farinha de trigo, que quando misturada a água quente, se tornava um alimento nutritivo e saboroso para as crianças.
Já em 1905, Henri juntou-se a Angloswiss Milk Co - fábrica de leite condensado - e as primeiras exportações da Farinha Láctea para o Brasil chegarem em 1876, a pedido de médicos pediatras. A primeira fábrica da Nestlé foi construída na cidade de Araras, em São Paulo na década de 20.
Além da Farinha Láctea, a então empresa já nomeada Nestlé, continuou a investir em produtos alimentícios à base de aveia, farinha de trigo, cevada e etc., como o mingau Mucilon, lançado na década de 60.
Nos anos 70, a empresa passou a investir em outros produtos segmentados, como empresas de cosméticos, farmacêuticos e alimentação animal. Já na década de 80, a linha de alimentos tradicionais se amplia e se torna uma linha de produtos a base de milho. Atualmente a Nestlé possui mais de 500 fábricas espalhadas pelo mundo, recebendo premio da marca mais confiável no Brasil.
Leite Condensado (Moça)
O LEITE MOÇA é um ingrediente clássico na culinária, principalmente na brasileira. É um leite condensado obtido a partir do leite fresco. Com esta delícia é possível fazer inúmeras receitas ou simplesmente consumi-lo puro. Basta usar a criatividade e preparar maravilhas com LEITE MOÇA. A marca é uma das mais queridas pelo consumidor, não só por sua tradição, qualidade e confiança, como pela associação com momentos muito felizes ligados à infância, à família, às festas de aniversário e muitas outras ocasiões prazerosas. Afinal, quem nunca experimentou tomar LEITE MOÇA direto da latinha?
A história
O leite condensado surgiu quando o americano Gail Borden, tentando desidratar o leite comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto virava leite condensado. A invenção dele, patenteada em 1856, só foi valorizada quando estourou a Guerra Civil Americana, quatro anos depois. Transportando leite em pó e leite condensado para as tropas – e depois colocando esses produtos no mercado, ele ficou rico. Mas foi somente alguns anos mais trade, em 1867, que surgiu a primeira indústria criada especialmente para a produção comercial do leite condensado. Foi quando o americano George H. Page, proprietário da empresa Anglo Swiss Condensed Milk iniciou na cidade suíça de Cham, a fabricação de leite condensado, utilizando o leite abundante e de boa qualidade produzido no país. Rapidamente o produto fez sucesso na Europa, principalmente entre as mulheres, que reforçavam a alimentação de seus filhos dando-lhes o energético e açucarado leite condensado.
A Sociedade Nestlé, por sua vez, iniciou a fabricação de leite condensado logo a seguir. Essa concorrência entre as duas empresas terminaria em 1905 numa fusão que deu origem a Nestlé & Anglo Swiss Condensed Milk Co. A jovem com trajes típicos que aparecia nos rótulos das embalagens do produto era uma camponesa suíça do século XIX. Naquela época, o leite condensado mais popular da Suíça tinha a marca LA LAITIÉRE, que significa “vendedora de leite”. Quando esse leite foi exportado para outros países, procurou-se um nome equivalente na língua de cada região para onde o produto foi levado, nome este sempre associado à figura da camponesa típica com seus baldes de leite. Em espanhol, por exemplo, foi adotada a marca LA LECHERA, e na língua inglesa MILKMAID.
Os primeiros carregamentos
...