Neuropsicologia Clínica
Projeto de pesquisa: Neuropsicologia Clínica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: batats • 10/9/2014 • Projeto de pesquisa • 3.664 Palavras (15 Páginas) • 792 Visualizações
CENSUPEG- CENTRO SUL- BRASILEIRO DE PESQUISA
EXTENSÃO E PÓS- GRADUAÇÃO
CURSO DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU
Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica
Nome da aluna: Sonia Maria Rodrigues
Neuropsicopedagogia 1ª turma
Polo Sorocaba
.
SOROCABA-SP
2014
Estágio Curricular Supervisionado em
Neuropsicopedagogia Clínica
Dados da Estagiária:
Nome: Sonia Maria Rodrigues
Registro acadêmico: 676470
Período do curso: junho 2012 a dezembro 2013
Dados do local de estágio:
Clínica : Associação Criança Feliz- ONG.
Orientadora do estágio: Profª. Rita M. T. Russo
Período de estágio :
Início: 05/11/2013 – Término: 20/12/2013
Total de horas de estágio :135 horas
RELATÓRIO CLÍNICO
I- Introdução
O aluno do curso de Especialização do CENSUPEG- Centro Sul Brasileiro de pesquisa , Extensão e Pós- Graduação, para obter o título de Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva , tem como um dos requisitos a entrega de relatório clínico.
O atendimento a pacientes com Transtornos e/ou Dificuldades de Aprendizagem ,Transtornos invasivos do Desenvolvimento ou Transtorno Global do Desenvolvimento e Síndromes , é supervisionada por profissional do CENSUPEG e tem como objetivo o treinamento teórico - prático do atendimento neuropsicopedagógico clínico . Neste sentido este relatório, que faz parte das exigências do curso e do treinamento a que a aluna deve cumprir, descreve um caso clínico dentro dos moldes da avaliação e da intervenção neuropsicopedagógica.
Na introdução, a aluna -estagiária fez uma descrição do local de atendimento e da trajetória na busca do paciente, visando, à hipótese diagnóstica e a intervenção em neuropsicopedagogia clínica. Em seguida apresentou os dados do paciente, obtidos durante a avaliação inicial , sua queixa principal e as primeiras hipóteses a respeito das dificuldades cognitivas que vem apresentando, além da sua história de vida e dos dados relevantes que originaram ou contribuíram para o problema atual .
Apresentou o relato de atendimento que tem como objetivo apontar como foi conduzida a Avaliação Neuropsicopedagógica , a devolutiva à família do paciente e à escola , bem como o seu progresso clínico apresentado até a fase final do estágio.
No relato de intervenção foi descrito como se deu o Planejamento e destacou - se a condução deste processo, demonstrando como o atendimento neuropsicopedagógico ocorreu.
Finalizou com a proposta de continuar a investigação com outros profissionais e intervenções na tentativa de reverter o quadro apresentado, objetivando ganhos cognitivos ao paciente.
1.1 - Fatores que determinaram a escolha do paciente e o " setting " terapeutico.
A aluna-estagiária iniciou a sua busca por um paciente em escolas estaduais por ter conhecimento das dificuldades que as escolas estaduais tem em relação a inclusão. Os pacientes seriam atendidos em uma clínica particular.
Visitou várias escolas, os profissionais ficaram animados mas, dependia dos pais e pelos
motivos de trabalho, pela negligência e pela não aceitação do problema a busca e espera foram em vão.
O estágio foi realizado em uma ONG denominada “Associação Criança Feliz,” que atende crianças com dificuldades de aprendizagem, encaminhadas pelo Centro de Referência em Educação - SEDU de Sorocaba. O local está organizado para o atendimento, em cada sala tem mesa com cadeiras, armário com material pedagógico, materiais lúdico e um computador.Tem uma sala com vários materiais lúdicos/ pedagógicos e livros de literatura infanto /juvenil. Tem também uma cozinha onde é preparado e servido um lanche, aos pacientes após o atendimento e uma sala de recepção e espera. A Associação é administrada por uma Psicóloga e os pacientes são atendidos por Psicopedagogos e Professores voluntários.
A escolha do paciente por parte da aluna- estagiária ocorreu após a análise da queixa que é feita pelo CRE- Centro de Referência em Educação, com a queixa de Dislexia. O atendimento realizou - se com duas horas na Anamnese e duas horas de avaliação com o paciente, que infelizmente adoeceu faltando em diversas sessões. Recebeu outro paciente, com o qual realizou os atendimentos.
1.2 - Dados biográficos relevantes
H.A.R. é uma criança do sexo masculino, 9anos e três meses . Atualmente está no terceiro ano do Ensino Fundamental ,de uma escola pública municipal de Soprocaba-SP. Está nessa escola desde quatro anos deidade . O pai trabalha em uma bicicletaria e a mãe é faxineira . A família tem poucos recurso financeiros. Tem dois irmãos bem mais velhos que ele ,sendo o caçula .Segundo a mãe , os outros filhos não tiveram problemas de aprendizagem na escola mas, a própria mãe não passou da primeira série do Ensino Fundamental.
1.3- Queixa principal
O H.A.R. foi encaminhada ao Centro de Referência em Educação pela Escola, para uma avaliação e encaminhado para o atendimento na " Associação Criança Feliz ", com a seguinte queixa: dificuldades no processo leitura e escrita e na orientação espacial. Atraso na rota lexical e fonológica. Mostra-se tímido e inseguro, possui dificuldade em reconhecer , identificar e sequenciar as letras do alfabeto , dificuldade para reconhecer cores e as formas geométricas.
1.4 - Histórico do paciente
Na gestação a mãe teve: inchaço, pressão alta e anemia .Ela relata que o paciente nasceu de parto normal mas , prematuro teve hipoglicemia e icterícia. Passou por incubadora e banho de luz (fitoterapia).Chorou ao nascer, engatinhou com 1 ano, andou com 1ano e meio . H.A.R. ainda não tem controle do esfíncter ( incontinência fecal ). Não tem histórico de dores, infecção no ouvido, convulsões,
...