Normas De Segurança Em Laboratorio Quimico
Dissertações: Normas De Segurança Em Laboratorio Quimico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wallaceeana • 26/5/2013 • 2.339 Palavras (10 Páginas) • 870 Visualizações
ESUMO
O presente relatório ressalta a importância do conhecimento de segurança em laboratório como uma das formas de proteger e amparar o estudante, quando este faz uso de um laboratório de química. Para obter um bom desempenho em um laboratório não basta possuir conhecimento de procedimentos de segurança, é necessário também ter noções da função de vidrarias e equipamentos, e de que maneira estes devem ser manuseados.
2.INTRODUÇÃO
A química é uma ciência experimental e se ocupa especialmente das transformações das substâncias, de sua composição e das relações entre estrutura e reatividade. Os princípios fundamentais em que a química se apoia são baseados em fatos experimentais, razão pela qual o estudante deve dedicar grande parte de seu esforço de aprendizagem a aperfeiçoar-se em métodos de execução de trabalho experimental, e para isso, é fundamental que possua noções de como utilizar vidrarias e equipamentos em um laboratório de química. Laboratórios são lugares de trabalho que necessariamente não são perigosos, desde que certas precauções sejam tomadas. Para evitar o risco de certos acidentes, é necessário também que o estudante deve ter conhecimento de normas de segurança em laboratório, adotando sempre uma atitude atenciosa, cuidadosa e metódica no que faz. Para que haja um melhor aproveitamento das atividades experimentais, o aluno deve também aprender a função e o manuseio de equipamentos presentes em um laboratório.
Os profissionais de química estão expostos a uma série riscos à saúde que devem ser considerados e minimizados. O laboratório é um ambiente comum dos profissionais da química, independentemente da frequência ou da habilitação (técnicos; bacharéis ou licenciados). Cada profissional que utiliza esse ambiente precisa seguir um conjunto de normas gerais e específicas para que a saúde individual e coletiva seja preservada. Para isso, existem normas e recomendações para o trabalho em laboratório.
A teimosia de vários profissionais e de demais pessoas em não atender as recomendações e os protocolos exigidos neste ou naquele laboratório é provavelmente a maior responsável pela maioria dos acidentes nesse ambiente de trabalho. No entanto segundo o Manual de Segurança de Laboratório da Universidade de Brasília (UnB), os acidentes em laboratório ocorrem porque: A variedade de riscos nos laboratórios é muito ampla, devido à presença de substâncias letais, tóxicas, corrosivas, irritantes, inflamáveis, além da utilização de equipamentos que fornecem determinados riscos, como alteração de temperatura, radiações e ainda trabalhos que utilizam agentes biológicos e patogênicos. As causas para ocorrência de acidentes nos laboratórios são muitas, mas resumidamente são instruções não adequadas, supervisões insuficientes do executor e ou inapta, uso incorreto de equipamentos ou materiais de características desconhecidas, alterações emocionais e exibicionismo. Por outro lado, você enquanto aluno não deve ter receio de manusear e operar reagentes e equipamentos do laboratório, pois o propósito das aulas de laboratório é possibilitar ao aluno desenvolver habilidades específicas e ampliar conhecimentos próprios do trabalho em laboratório. O que permitirá a você se tornar um profissional mais competente.
Seguindo as normas com cautela, consciência e concentração na atividade os riscos diminuem muito. Aqui serão apresentadas recomendações gerais para o trabalho em laboratório.
3. OBJETIVO
Conhecer as normas de segurança existentes em um laboratório de química.
4. REVISÃO BIBLIOGRÁGICA
Risco: perigo que uma pessoa está exposta ao entrar em contato com um agente tóxico ou situação.
Toxicidade: qualquer efeito nocivo de uma substância em contato com o organismo.
Acidente: fatos não programados e estranhos ao andamento normal do trabalho que podem acarretar danos físicos e/ ou materiais.
Prevenção de acidentes: É a prática de normas, regras e protocolos de segurança que foram estabelecidas para evitar e minimizar possíveis riscos.
EPI: Equipamento de Proteção Individual. Os equipamentos de segurança individuais mais usados para a prevenção da integridade física do indivíduo são: óculos, máscaras, luvas, aventais, gorros, etc.
EPC: Equipamento de Proteção Coletiva. Entre esses equipamentos estão: extintores, mantas contra fogo capelas e blindagens plásticas.
5. DESENVOLVIMENTO
Seguem abaixo as normas a serem usadas para manter a segurança.
1 - No laboratório usar sempre avental abotoado de preferência de algodão, longo e de mangas longas. Sapatos fechados e manter os cabelos presos.
2 - Usar sempre óculos de segurança; não é recomendado o uso de lentes de contato no laboratório.
3 - Não levar jamais as mãos à boca ou aos olhos quando estiver manuseando produtos químicos.
4 - Discutir sempre com o professor ou supervisor a experiência que será feita.
5 - Jamais trabalhar sozinho em um laboratório.
6 - Jamais comer ou beber em laboratório.
7 - É expressamente proibido fumar e atender celular em laboratório.
8 - Não use nenhum equipamento em que não tenha sido treinado ou autorizado a utilizar.
9 - Não usar produto algum que não esteja devidamente rotulado.
10 – Não testar substâncias químicas pelo odor ou sabor.
11 - Verificar sempre a toxicidade e a inflamabilidade dos produtos com os quais se esteja trabalhando.
12 - Não pipetar produto algum com a boca. Usar peras, pipetadores ou o sistema a vácuo.
13 - Lavar sempre as mãos após manipulação de qualquer produto químico.
14 – Certifique -se da
...