Normas disciplinares
Artigo: Normas disciplinares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vivituco • 18/3/2014 • Artigo • 474 Palavras (2 Páginas) • 338 Visualizações
NORMAS DISCIPLINARES
Normas disciplinares não podem valer apenas um grupo de pessoas dentro da escola, mas sim para toda ela. A evasão escolar é uma dessas normas que é responsável por parte dos problemas dentro da escola muito comum e freqüente e tem como a base do problema a própria família que se acomoda e não sabe como lidar com a situação, não dando tanta importância ao assunto, causando enormes prejuízos à criança.
Um exemplo que caracteriza esse tipo de comportamento de alunos na escola é o chamado “bullying”; temos um caso, de uma criança de 11 anos de idade que a mais de 30 dias não vai à aula. Preocupados com a situação do aluno a diretoria da escola vem chamando os pais da criança para tentar entender o que está acontecendo e definir estratégias para ajudá-lo a voltar ao ambiente escolar.
Em conversas como os pais, descobriram a causa de seu comportamento, que vem de tratamento agressivo recebido de colegas por ser negro e por ter uma situação financeira desfavorável. Sendo vitima de “bullying”, resolveu não mais ir a escola e por ter uma família também sem condições de dar o suporte necessário que acabaram sendo coniventes com sua atitude.
A família tem fundamental importância na formação de uma criança, sendo co-responsável, juntamente com a escola pela completa estruturação do indivíduo, mas quando não a solidez no seio familiar, fica a escola obrigada a tenta formar sozinha o caráter da pessoa, o que obviamente não é possível.
Como solução para o caso, a direção da escola resolveu acionar uma assistente social para dar o devido suporte e ajuda necessária para a criança e a família fazendo com que o problema fosse resolvido. Em último caso, não atendendo as expectativas, a escola entregaria a criança para o conselho tutelar e este, em outras esferas judiciais com base na legislação vigente, resolveria o caso.
Segundo a Lei 8069/90, a criança tem direito a proteção integral amparada pela justiça. Em relação à educação, a criança tem o direito de estudar, ter acesso ao ensino, visando seu pleno desenvolvimento, de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Porém, no caso relatado, a família não possui a condição de transmitir conhecimento para que a criança possa entender que o melhor lugar é a escola e nesse caso foi negligente e conivente com o filho.
A educação abrange processos de formação que se desenvolvem na vida familiar, convivência no trabalho, instituição de ensino e de acordo com a lei 9394/96, a educação é um dever de todos, da família e do Estado.
Um dos grandes problemas enfrentados hoje no Brasil é a evasão escolar, principalmente em escolas públicas e por vários motivos. Procura-se um responsável para o problema e soluções cabíveis, mas a família e a escola precisam caminhar juntas em busca do sucesso dos alunos e diminuição desse índice.
...