Números Romanos
Exames: Números Romanos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lehtavares1 • 2/4/2014 • 358 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Números Romanos
A civilização romana foi sem dúvida a mais importante entre as civilizações antigas. Assim como outros povos, a necessidade de contar seus bens, como ovelhas, plantações, soldados, fez com que os romanos tivessem necessidade de criar seu próprio sistema numérico. Só que os romanos foram muito espertos: ao invés de inventar outros símbolos, os romanos usaram as letras de seu alfabeto para representar os números.
As 7 letras que os Romanos utilizavam como numerais são:
I 1
V 5
X 10
L 50
C 100
D 500
M 1000
Repetindo cada símbolo duas ou três vezes o número fica duas ou três vezes maior. Mas atenção! Não pode repetir mais de três vezes. E mais: os símbolos V, L e D não se repetem.
Veja só alguns exemplos: II à 2, XXX à 30, CCC à 300, MM à 2000
- Tem mais...
As letras I, X ou C colocam-se à esquerda de outras de maior valor para representar a diferença entre eles, obedecendo às seguintes regras:
- I só se coloca à esquerda de V ou de X;
- X só se coloca à esquerda de L ou de C;
- C só se coloca à esquerda de D ou de M;
Se um símbolo for colocado à direita de outro símbolo de menor valor, este último símbolo soma o seu valor ao valor do outro, assim: VI (5+1=6) ou CX (100+10=110).
Se um símbolo for colocado à esquerda de outro símbolo de menor valor, este símbolo diminui o seu valor ao valor do outro, veja só: IV (5-1=4) ou CM (1000-100=900).
- Números romanos até hoje
Até hoje usamos números romanos em alguns casos, como por exemplo, em marcadores de relógio e números que marcam capítulos de livros.
- Curiosidade
A numeração romana só utiliza símbolos maiúsculos porque o alfabeto romano não distinguia letras maiúsculas e minúsculas.
...