O Aterro Sanitário
Por: Irenilce Da Silva Santos AY-Moré • 10/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.996 Palavras (16 Páginas) • 461 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 TEMA: 4
1.2 PROBLEMÁTICA: 4
1.3 HIPÓTESES: 5
1.4 OBJETIVOS: 5
1.4.1 Objetivo Geral: 5
1.4.2 Objetivos Específicos: 5
1.5 JUSTIFICATIVA: 5
2 REFRENCIAL TEÓRICO 7
2.1 BIOGÁS E SEU POTENCIAL ENERGÉTICO 8
2.2 APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DO BIOGÁS DE ATERRO SANITÁRIO 9
2.3 O MEIO AMBIENTE E AS USINAS DE BIOGÁS 10
2.3.1 . Vantagens do Uso do Biogás 10
2.3.2 . Desvantagens do Uso do Biogás 11
2.4 USINA DE BIOGÁS NA CIDADE DE PORTO VELHO 11
2.5 LEGISLAÇÃO SOBRE OUSO DO BIOGÁS 12
3 PROJETO: USINA DE BIOGÁS PORTO VELHO 14
3.1 Metodologia APLICADA: 14
3.2 PLANTA BAIXA E ESQUEMA DE USINA DE BIOGÁS 14
3.3 ETAPAS DE INSTALAÇÃO 15
3.3.1 Área Escolhida: 15
3.3.2 Parcerias 16
3.3.3 Aquisição de Financiamento 16
3.4 CRONOGRAMA 17
4 CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
Hoje, o Brasil é um grande exemplo de utilização de energias renováveis no mundo inteiro, mais de 44% da energia produzida em solo brasileiro vem de fontes renováveis, através das hidrelétricas, energia eólica, biomassa, entre outras. Essa conquista se deve a soma de diversos fatores, pois o Brasil consegue combinar políticas públicas de incentivo e estímulo a pesquisas de novas tecnologias de fontes renováveis e ao mesmo tempo dispõe de um imenso território com riquezas naturais com grande potencial.
As energias renováveis brasileiras mais utilizadas são: a energia hidrelétrica (17,7% ,segundo dados do Balanço Energético Nacional (BEM) de 2012, fazendo do país um dos líderes no uso de fontes renováveis de energia); A energia produzida a partir de recursos como carvão vegetal e lenha (9,7%), comum nas termelétricas e energias produzidas a partir da biomassa (15,7%, que se caracteriza pelo uso de matéria orgânica como lixo, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais e agropecuários na geração de energia elétrica); a eólica, a qual representa a liderança do país na produção de energia gerada pelos ventos na América Latina (As usinas eólicas devem complementar a produção de energia gerada pelas usinas hidrelétricas).
Um fato interessante é que a política permite que as unidades responsáveis por gerar energia através de biomassa fiquem isentas do pagamento das tarifas referentes ao uso de sistemas de transmissão e distribuição de energia durante 15 anos. Tal fator torna-se um atrativo às empresas que pretendem explorar esse nicho, na Região Norte do Brasil. As empresas que participam desta política devem seguir às regras estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que determina que 50% dessas unidades geradoras tenham como base de produção de energia de fontes renováveis como: solar, biomassa e eólica. Além disso, elas precisam gerar no máximo 30 mil quilowatts.
As principais fontes de energia elétrica na Região Norte do Brasil são usinas hidrelétricas, seguida pela produção de energia solar, sabendo-se que essas energias são recursos importantes no combate contra o aquecimento global. Entretanto, em Rondônia a energia hidrelétrica é largamente usada, e a energia solar tem utilização tímida, se comparada ao Amazonas, Estado vizinho. No município de Porto Velho, capital de Rondônia, apenas se usa a energia hidráulica, pois até os dias atuais, a energia solar ainda é onerosa à população.
Contudo, a construção de usinas hidrelétricas é motivo de severas criticas por parte de ecologistas pelo mundo inteiro, já que, para tal empreendimento é necessário que sejam devastadas enormes quantidades de árvores, provocando a extinção de grande variedade de mamíferos, aves, peixes e insetos, muitos dos quais desconhecidos pelos cientistas, além de interferir na vida de grupos indígenas. O que pode ser benéfico por um lado, por outro gera consequências negativas.
Usina de Santo Antônio, em construção, localizada no perímetro urbano do município de Porto Velho - RO.
Fonte: http://www.noticiasdotrecho.com.br/2014/09/setor-eletrico.html
1.1 TEMA:
A utilização de fontes renováveis para a produção de energia elétrica na cidade de Porto Velho - Rondônia.
1.2 PROBLEMÁTICA:
O município de Porto Velho é abastecido integralmente por energia hidráulica, oriunda da Usina Hidrelétrica se Samuel, situada no município vizinho de Candeias do Jamary. Apesar das propagandas e divulgação de excelente qualidade da energia fornecida pela Eletrobrás, não é bem o que se vê. Há quedas de energia em muitos bairros, em outros, apenas queda de uma das fases gerando transtornos. Ainda é comum o “estouro” de transformadores e oscilação de energia. No entanto, o preço alto do kw, gera um problema crônico: roubo de energia, também conhecido como “gato”.
1.3 HIPÓTESES:
• A cidade de Porto Velho necessita de energia de qualidade com baixo custo por KW?
• Uma usina geradora
...