O BEM ESTAR NO TRABALHO
Por: GABRIELA CRESTANELO BALDIN • 30/5/2019 • Trabalho acadêmico • 602 Palavras (3 Páginas) • 341 Visualizações
Conforme sua concepção, a qualidade de vida no trabalho é “a percepção de bem-estar pessoal no trabalho, composta de dimensões relativas às necessidades humanas, biológicas, psicológicas, sociais e organizacionais” (Limongi-França, 2015a, p. 550). Essa percepção pode ser alterada por meio de condições intrínsecas e extrínsecas. A primeira está relacionada a fatores pessoais como personalidade, história de vida e autoestima, enquanto as condições extrínsecas referem-se à comparação com grupos e pares ocupacionais, fatores socioeconômicos e às políticas e práticas de gestão de pessoas utilizadas nas organizações (Limongi-França, 2015a).
O conceito de bem-estar esteve inicialmente associado aos estudos da economia e relacionado ao significado de bem-estar material (Welfare), mas nos anos de 1960 a concepção transcendeu a dimensão de bem-estar econômico e se constituiu a partir de uma dimensão global, passando a ser considerado, além das condições materiais de existência, o bem-estar por meio de avaliações da vida como um todo, também incluindo aspectos mais subjetivos, o que repercutiu diretamente no aumento dos estudos sobre o bem-estar subjetivo ocorrido entre os anos de 1960 e 1980 (Galinha, 2008). Desde então, o conceito de bem-estar tem sido estudado na área de conhecimento da psicologia, em especial no que se refere à Psicologia Positiva, a partir de distintas perspectivas de análise, as quais podem ser classificadas segundo Boehs e Silva (2017) em quatro áreas: bem-estar subjetivo, bem-estar psicológico, bem-estar social e bem-estar no trabalho.
bem-estar subjetivo (BES), criado na década de 50, orientado pela política do bem-estar social e pela demanda da criação de indicadores de qualidade de vida que considerassem a percepção humana como componente subjetivo dos seres humanos ao avaliarem suas qualidades de vida. O bem-estar subjetivo pode ser definido como a combinação resultante de afetos positivos, negativos e a satisfação geral com a vida (Diener, 1984).
bem-estar psicológico (BEP), está centrada no desenvolvimento das potencialidades humanas, autorrealização e desenvolvimento pessoal. Instrumento que divide em seis dimensões centrais a saúde psicológica positiva, incluindo a autoaceitação, as relações positivas com os outros, a autonomia, o domínio do ambiente, o propósito na vida e o crescimento pessoal.
O bem-estar social é constituído por cinco dimensões, sendo a primeira a integração social, que é a avaliação da qualidade do relacionamento de uma pessoa com a sociedade. A segunda dimensão trata da percepção da sua aceitação social e a terceira (contribuição social) tem relação com o grau de consciência que um ser humano tem acerca da sua importância para determinado grupo social. Já a quarta dimensão se refere ao quanto o indivíduo acredita na possibilidade da construção de um contexto social para todos. A última dimensão corresponde a percepção da qualidade, organização e compreensão da sociedade na qual as pessoas estão inseridas. (Ferreira Novo, 2005).
bem-estar no trabalho (BET), o foco reside nos sentimentos que o ser humano nutre ao estabelecer vínculos com o trabalho e com a organização (Siqueira & Padovam, 2008).
O trabalho torna-se verdadeiramente central na medida em que proporciona ao trabalhador condições que viabilizam o desenvolvimento da autoestima, do autoconceito, de realização, de crescimento, sendo fonte de satisfação, qualidade de vida, bem-estar e felicidade. Do contrário, será central somente no sentido do tempo despendido no trabalho, deixando de cumprir funções psicológicas relevantes e de construção de sentimentos preponderantemente positivos, que favoreçam o equilíbrio saudável entre trabalho e demais espaços de vida. Na prática, os fenômenos analisados podem auxiliar na construção de organizações com características e práticas saudáveis, uma vez que tem como foco a saúde biopsicossocial dos trabalhadores. Além disso, buscar planejar atividades que vão ao encontro tanto das competências individuais quanto dos objetivos organizacionais proporciona significado positivo aos trabalhadores o que facilita a sua realização profissional.
...