TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Boticário

Artigo: O Boticário. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/6/2013  •  4.842 Palavras (20 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 20

1 INTRODUÇÃO

A indústria cosmética e de cuidados pessoais exerce, atualmente uma grande força econômica no mundo todo. O Brasil está na terceira posição no ranking mundial no consumo de cosméticos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos primeiro colocado no Ranking e Japão segundo colocado. De acordo com a Abihpec, associação que representam as empresas do setor, em dois anos o Brasil irá assumir a segunda posição.

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços diferenciados, baseado no contato pessoal, entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo. As primeiras notícias que se tem desse canal de comercialização data-se do século XVIII, de acordo com o site ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta) onde a enciclopédia britânica passou a adotar esse sistema de comercialização.

Hoje atinge dimensões globais. Praticada sob forma distinta pessoa a pessoa, catálogos presente em todo o mundo e envolvendo os mais diversos setores da economia de produtos de limpeza a automóveis, a Venda Direta se destaca, entre outros fatores, por sua capilaridade e capacidade de expandir-se geograficamente.

Para as empresas, representa um canal de distribuição com grande potencial de expansão geográfica, capaz de agregar valor aos seus produtos e serviços por meio das relações pessoais. Para o revendedor é uma alternativa ao emprego tradicional, que possibilita trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e crescer como pessoa e como profissional.

A empresa que será analisada é a Franquia O Boticário de Maringá, que possui oito lojas e mais o canal de Venda Direta (VD) onde teve inicio as atividades no ano de 2011. Esse canal de VD é composto por uma gerente, seis Back Office (funcionários internos) e quatro supervisoras de campo que atende a quatro equipes distintas. A equipe que será analisada é da supervisora Andréia a qual é composta por 169 revendedores. Segundo a supervisora que lidera essa equipe há um ano e meio, devido à falta de contato pessoal diário com essa equipe, tem a seguinte dificuldade. Como identificar o grau de satisfação das mesmas em relação ao seu atendimento, ao atendimento da equipe interna, da entrega, do produto que representam e das suas expectativas em geral em relação à empresa?

Para responder essa dúvida será efetuada uma pesquisa de satisfação, com o objetivo principal de identificar o nível de satisfação da equipe e possíveis pontos de insatisfação. Para atingir esse objetivo iremos levantar os conceitos teóricos sobre as temáticas em pesquisa de mercado, gestão de pessoas, motivação e endomarketing.

Além disto, será efetuado um questionário especifico para coleta de dados que após tabulados serão analisados para adoção, se for o caso, de medidas corretivas ou novas alternativas que as motivem. Os métodos que serão utilizados nesse trabalho serão métodos exploratórios e descritivos como natureza do trabalho tanto quantitativo quanto qualitativo, pois será aplicada uma pesquisa de satisfação.

2 REVISÃO LITERÁRIA

2.1 Pesquisa de Mercado

Sobre esse assunto é de fundamental importância para toda e qualquer empresa atuante ou iniciante no mercado ter conhecimento sobre seu publico alvo, as características, seus desejos, suas necessidades, como melhorar o processo e atualização dos produtos.

Segundo Fauze N. Mattar (1994, p.15)

A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e (ou) descrever fatos e (ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área de conhecimento de administração.

2.1.1 Importância da Pesquisa de Mercado

De acordo com Mattar (2008), Pesquisa de Marketing visa coletar dados pertinentes e transformá-los em informações, que visam ajudar na solução de problemas específicos e esporádicos. Segundo KOTLER (2006) a pesquisa de marketing é a função que conecta o consumidor, o cliente e o público ao profissional mercadológico através de informações que são usadas para identificar e definir oportunidades e problemas, visando gerar, refinar e avaliar ações de mercado no intuito de monitorar o desempenho organizacional para melhorar a compreensão do marketing como processo.

De acordo com o IBOPE/ Pesquisa de mercado (2013),tanto para a abertura como para a expansão de um negócio, a primeira providência que um empreendedor deve tomar é desenvolver uma análise mercadológica. A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões

mais cotidianas.

A pesquisa de marketing especifica a informação requerida para abordar essas questões, formula o método para coletar informações, gerencia e programa o processo de coleta de dados, analisa os resultados e suas implicações . MATTAR (1998) diz: As investigações são de suma importância para as organizações, neste sentido por meio de pesquisas são determinados quais caminhos a empresa deve seguir, focando seu produto no cliente/mercado.

Segundo MATTAR (1998) A pesquisa de marketing é a entrada de informações para a tomada de decisões, porém, apenas realizar a pesquisa não garante o sucesso, mas sim o uso correto da pesquisa que leva a empresa a conquistas, nada mais é do que uma ferramenta de trabalho para a tomada de decisões dentro ou fora da empresa. Ela pesquisa as tendências de mercado e de clientes com potencial, para que assim, seja mais fácil a tomada de decisões, para que quem vá deliberar tenha uma visão mais ampla do que está acontecendo na sua empresa ou o que irá acontecer logo depois de sua decisão.

2.1.2 Etapas da Pesquisa de Mercado

De acordo com Samara; Barros (2002), apud RIZZO (2011) a pesquisa de marketing é dividida em etapas seguindo uma ordem de acontecimentos e interdependência nas suas funções, para que, de forma lógica, venham trazer resultados consistentes e úteis, não significando, porém, que as mesmas não possam vir a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.2 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com