O CONCEITO DE NEGÓCIOS
Pesquisas Acadêmicas: O CONCEITO DE NEGÓCIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rizepon • 29/6/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 4.075 Palavras (17 Páginas) • 225 Visualizações
UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS.
Programa de Graduação em administração de Empresas.
CAMILA RODRIGUES
EMANUEL FALCÃO
ISABELLA MOTTA
JULIANA TELLES
MILENA MENDES
SÂMARA FERNANDES
TICYANE LIMA
EMPREENDEDORISMO
Feira de Santana
2011
CAMILA RODRIGUES
EMANUEL FALCÃO
ISABELLA MOTTA
JULIANA TELLES
MILENA MENDES
SÂMARA FERNANDES
TICYANE LIMA
EMPREENDEDORISMO
Feira de Santana
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO .Erro! Indicador não definido.
ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO......................................................................................................Erro! Indicador não definido.
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDORISMO 5
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO 7
PERFIL EMPREENDEDOR 8
COMPETÊNCIAS E COMPORTAMENTO DO EMPREENDEDOR 10
DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE O EMPREENDEDOR E O ADMINISTRADOR 12
O PAPEL DO EMPREENDEDORISMO NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO 14
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DOS EMPREENDEDORES 15
MITO SOBRE EMPREENDEDORISMO 15
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O mundo tem passado por várias transformações em curtos períodos de tempo, principalmente no século XX, quando foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas. Geralmente, essas invenções são frutos de inovação. Por trás dessas invenções, existem pessoas ou equipes de pessoas com características especiais que são visionárias, questionam, arriscam, querem algo diferente, fazem acontecer e empreendem. Os empreendedores são pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas. Uma vez que os empreendedores estão revolucionando o mundo, seu comportamento e o próprio processo empreendedor devem ser estudados e entendidos e, devido a essa importância, esse trabalho foi realizado.
Ao longo deste trabalho, faz-se uma análise histórica do surgimento do empreendedorismo e caracteriza-o e conceitua-o, além de expor o perfil, as competências e o comportamento do empreendedor. Também detalha as diferenças e similaridades entre empreendedor e administrador e mostra o papel do empreendedorismo no desenvolvimento econômico. Por fim, discorre sobre a ética e responsabilidade social dos empreendedores e aponta alguns mitos sobre o empreendedorismo.
ANÁLISE HISTÓRICA DO SURGIMENTO DO EMPREENDEDORISMO
A palavra empreendedor tem origem da palavra francesa entrepreuner, que significa “intermediário”.
Um primeiro exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente. Como intermediário, Marco Polo assinou um contrato com um homem que possuía dinheiro (capitalista) para vender suas mercadorias. Enquanto o capitalista corria riscos passivamente, o comerciante aventureiro assumia o papel ativo no negócio, suportando todos os riscos físicos e emocionais.
Na Idade Média, o termo foi usado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esse indivíduo não assumia grandes riscos, apenas gerenciava os projetos utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram no século XVII, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer produtos. Como geralmente os preços eram prefixados, qualquer lucro ou prejuízo era exclusivo do empreendedor.
No século XVIII, foi finalmente diferenciado o empreendedor – aquele que assumia riscos – e o capitalista – aquele que fornecia o capital, provavelmente devido ao início da industrialização que ocorria no mundo. Um exemplo foi o caso das pesquisas referentes a eletricidade e química, de Thomas Edison , que só foram possíveis com o auxílio de investidores que financiaram os experimentos.
No final do século XIX e início do século XX, os empreendedores foram frequentemente confundidos com os gerentes ou administradores, o que ocorre até hoje. Em meados do século XX, estabeleceu-se a noção de empreendedor como inovador, alguém que desenvolve algo único. Ao longo desse trabalho veremos as diferenças e similaridades entre administradores e empreendedores.
No século XX foi criada a maioria das invenções que revolucionaram o estilo de vida das pessoas, como o aparelho televisor, a penicilina, o computador e o laser. Geralmente, essas invenções são frutos de inovação (de algo inédito ou de uma nova visão de como utilizar coisas já existentes). E por trás dessas invenções estão os empreendedores, que com o avanço tecnológico e a competição na economia, revolucionaram e revolucionam o mundo eliminando barreiras comerciais e culturais, encurtando distâncias, globalizando e renovando os conceitos econômicos, criando novas relações de trabalho e novos empregos, quebrando paradigmas e gerando riqueza para a sociedade.
No Brasil, o movimento do empreendedorismo começou a tomar forma
...