O CONHECIMENTO
Trabalho Escolar: O CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatrsp • 1/6/2014 • 398 Palavras (2 Páginas) • 308 Visualizações
O CONHECIMENTO
O conhecimento deriva da informação assim como esta, dos dados. O conhecimento não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado; é intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos. Ele existe dentro das pessoas e por isso é complexo e imprevisível.
Nonaka e Takeuchi (1995) o conhecimento é criado pelo fluxo de informações, porém, ancorado nas crenças e compromissos de seu detentor e está diretamente relacionado à ação humana: é sempre conhecimento com algum fim.
Davenport e Prusak (1998), “o conhecimento pode ser comparado a um sistema vivo que cresce e se modifica à medida que interage com o meio ambiente”.
Drucker (1999) enfatiza que o “conhecimento é informação que modifica algo ou alguém, seja inspirando ação, seja tornando uma pessoa (ou instituição) capaz de agir de maneira diferente e mais eficaz”.
Carvalho & Tavares (2001) afirmam que a informação precisa ser organizada de um modo lógico, que permita a produção de um novo entendimento e com isso conhecer irá implicar na capacidade interpretativa do homem. Como as pessoas são diferentes e carregam histórias, crenças, valores diferentes isso acarretará em reações diferentes frente a um mesmo assunto.
A informação precisa ser interpretada, contextualizada e conduzir a ação.
Krogh et al (2001) afirmam que o conhecimento em si é mutável e pode assumir vários aspectos em diferentes organizações, defendendo três pontos:
1) O conhecimento é crença verdadeira e justificada – O conhecimento é uma construção da realidade, que se faz a partir das crenças, da sensibilidade e da experiência individual.
2) O conhecimento é tácito e explícito – Existe um tipo de conhecimento que se pode expressar e outras formas de conhecimento que estão vinculadas aos sentidos, a algo individual, difícil de descrever. O próximo tópico trata com maiores detalhes os tipos de conhecimento.
3) A eficácia da criação do conhecimento depende de um contexto capacitante – um espaço compartilhado que fomente novos relacionamentos.
Krogh et al (2001), “o conhecimento é dinâmico, relacional e baseado na ação humana; depende da situação e das pessoas envolvidas, e não de verdades absolutas e fatos tangíveis”.
Bibliográfica Indicada
www.paradigma.com.br
www.setro.com.br
KROGHT, G.V. ; ICHIJO, K; NONAKA I. Facilitando a Criação do Conhecimento: Reiventando a empresa com o poder de inovação continua. RJ. Campos 2001.
NANAKA, I & TAKEUCHI H . Criação do Conhecimento na Empresa. RJ, Campus. 1997
TERR, J. C. Gestão do Conhecimento: O Grande desafio empresarial. RJ. Negócio
http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/gestao-do-conhecimento/37487/
...