O Cartonado Mackenzie
Por: thetuko • 29/5/2017 • Artigo • 289 Palavras (2 Páginas) • 154 Visualizações
Trabalho do Cartonado
A embalagem do tipo cartonado foi desenvolvida em 1951 e lançada em 1952, por um empresário sueco, originalmente a embalagem possuía um formato tetraédrico, que ao passar do tempo foi se transformando no formato atual, de um paralelepípedo, que é mais fácil de ser armazenado.
Atualmente a embalagem cartonada é composta, três quartos por papel, e o resto por uma mistura de plástico e alumínio, sendo esses componentes colocados em diversas camadas para formar a embalagem, e possuem a variadas formas de acordo com o produto que armazenam. Infelizmente o fato das embalagens serem constituídas de diversas camadas dificulta a sua reciclagem, e seus matérias são difíceis de serem degradados naturalmente, por causa disso caso essas embalagens sejam descartadas no meio ambiente gera um grande impacto ambiental.
Mesmo apresentando esse problema as embalagens cartonadas ainda são muito utilizadas, para embalar coisas como leite, produtos derivados do leite e sucos, por apresentarem muitas vantagens;
As embalagens são muito leves, uma embalagem com volume de 1 litro pesa 27 gramas no total, e quando compactada 300 embalagens de 1 litro ocupam um volume de apenas 11 litros, isso facilita o transporte e diminui o gasto de combustível no transporte.
As embalagens são completamente seladas hermeticamente, impedindo assim a entrada, de luz, que destruiriam as vitaminas dos alimentos; de micro-organismos; de oxigênio, que impedindo a oxidação do alimento; de odores externos, que mantem o odor original do alimento. Essas características contribuem para a economia de energia na hora de armazenar esses alimentos, por terem um grande período de validade mesmo sem a utilização de refrigeração.
Durante dois meses, o peso de embalagens do tipo cartonado usados na minha casa, basicamente embalagens de leite e de sucos, foram o equivalente a 3 kg de lixo.
...