O Clubinho da Voz Escolafm
Por: morenus • 20/9/2021 • Artigo • 511 Palavras (3 Páginas) • 87 Visualizações
Plataforma conecta pais, filhos e escolas através da comunicação
A Plataforma rádioescola foi criada pelo radialista Jorge Moreno e conta com o apoio de outros pais, educadores e profissionais voluntários para ajudar crianças e adolescentes a descobrir e viver sua missão e propósito.
Você conhece a Plataforma Radioescola?
Ela surgiu em 2004 no CIEP 115 Brizolão Antônio Francisco Lisboa, no Rio de Janeiro, a partir das oficinas de rádio e instalação de um sistema de som no patio da escola. Os prórios alunos do projeto batizaram a rádio escolar de Rádio Escola Fala Sério.
A proposta gerou atividades extracurriculares dentro e fora da escola. Os alunos participaram do “Educando o Cidadão Para o Futuro'', do Jornal O Globo, coletivas de imprensa com artistas da Sony Music; produção de programas na Rádio Viva Rio AM; cobertura do evento Coca-Cola Vibezone 2005 com a Rádio Cidade; concederam entrevista para TV ALERJ; entre outras mídias.
Três anos depois, Moreno levou o projeto para Escola Municipal Padre GuilhermePeters em Belo Horizonte à convite da Rádio 98.
Em 2012 com a conclusão do projeto no CIEP 115 foi criada uma rádio online para utilizar o conteúdo produzido pelos alunos, a rádio Sarau, que em 2013 ganhou o prêmio A.P.C.A ( Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor rádio da intenet. Mais tarde a rádio sarau passou a focar mais em música e poesia e a ser produzida a partir de Conservatória.
Em 2019 o projeto reiniciou como Escolafm e foi criada uma nova rádio piloto com uma nova proposta, ser uma rádio online produzida e apresentada só por crianças e adolescentes em parceria com os pais.
As atividades desta vez incluiram gravaçãos via whatzap, participação de programas e entrevistas nas rádios Transamérica e Roquette Pinto, visita guiada e trabalho de campo na Rádio MEC e Nacional, matéria para TV Brasil, reportagem no evento Big Beat, além de um Talk show ao vivo no estand da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e lançamento do livro Escolafm na Bienal. Com a chegada da pandemia em fevereiro de 2020 às atividades seguiram apenas online.
De acordo com Moreno, coordenador da Escola Fm, através das atividades que são ralizadas em casa utilizando aplicativos de comunicação, os jovens conseguem se conectar à familia, ao mudo real e à entender seu propósito de vida. Aprendendo técnicas de comunicação e interpretação através do veiculo rádio eles se tornam “protagonistas da própria história”
Alguns dos projetos para 2021 são os cursos e oficinas de comunicação para formar corresponndentes em escolas publicas e privadas, engajamento e envolvimento em ações socioambientais e humanitárias; e distribuição dos programas e podcasts da escolafm para outras emissoras.
Por ser uma rádio online educativa sem fins lucrativos, a escolafm não veicula comerciais e não tem funcionários, todos são voluntários. Os custos operacionais e ajuda de custo para as crianças são mantidos pelos idealizadores do projeto, parcerias e colaboração de apoiadores que se identificam com nossa proposta.
A plataforma e a escolafm podem ser acessadas através do portal http://escolafm.com/
...