O Conceito De Administração
Exames: O Conceito De Administração. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviofreire • 24/11/2013 • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 218 Visualizações
O conceito de administração representa uma governabilidade, gestão de uma empresa ou organização de forma que as atividades sejam administradas com planejamento, organização, direção, e controle. Montana e Charnov em 2003 asseveraram que o ato de administrar é trabalhar com e por intermédio de outras pessoas na busca de realizar objetivos da organização bem como de seus membros.
A administração tem uma série de características entre elas: um circuito de atividades interligadas, buscar de obtenção de resultados, proporcionar a utilização dos recursos físicos e materiais disponíveis, envolver atividades de planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento consiste em definir objetivos para traçar metas, assim identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Interpretam-se dados, analisam-se recursos. O planejamento ocorre com base em muito estudo, muita pesquisa, antes da implantação de qualquer coisa, ele pode durar meses ou até anos.
Organizar significa preparar processos a fim de obter os resultados planejados.
Direção, neste procedimento decisões são necessárias, para que os objetivos relacionados no planejamento continuem alinhados.
Controle, aqui é possível vislumbrar todo o processo de planejar, organizar e direcionar. Liderar e discernir se o resultado foi o almejado. Assim é possível recomeçar um novo ciclo com mais planejamento e suas etapas subsequentes.
Para administrar nos mais variados níveis de organização é necessário ter habilidades, estas são divididas em três grupos: as Habilidades Técnicas são habilidades que necessitam de conhecimento especializado e procedimentos específicos e pode ser obtida através de instrução. As Habilidades Humanas envolvem também aptidão, pois interage com as pessoas e suas atitudes, exige compreensão para liderar com eficiência. As Habilidades Conceituais englobam um conhecimento geral das organizações, o gestor precisa conhecer cada setor, como ele trabalha e para que ele existe.
Escolas cientifica de administração
Teoria da Organização Cientifica do Trabalho
Esta escola teve a sua origem nos Estados Unidos a partir do engenheiro da Ford Motor Company, Frederick Winslow Taylor (1856-1915).
A sua preocupação era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficácia e eficiência dos operários.
Esta Teoria coloca a ênfase nas Tarefas preocupando-se com:
• O método de trabalho;
• Os movimentos necessários à execução da tarefa;
• O tempo – padrão para a execução da tarefa.
Taylor que iniciou a sua actividade como operário em 1878, passando posteriormente e sucessivamente a capataz, a contramestre, chefe de oficinas e finalmente a engenheiro, registou cerca de 50 patentes de invenções sobre máquinas, ferramentas e processos de trabalho.
Taylor começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para os aperfeiçoar e racionalizar.
Considera que o operário que produz mais, deve ser melhor remunerado que o seu colega que produz menos.
Considera que a empresa deve abandonar os métodos empíricos de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência. Considera que a Organização deve ser estudada cientificamente, o que implica uma organização racional do trabalho.
Pressupostos gerais da Administração científica do trabalho:
1. Os operários que desempenham as mesmas tarefas devem fazê-lo, todo do mesmo modo, e de acordo com a melhor maneira que existe para o fazer.
2. Compete à Administração da Organização fazer o estudo minucioso do trabalho do operário e estabelecer a melhor maneira de o executar. Compete à supervisão do operário, assistir ao seu trabalho, durante a produção (vigiar e controlar). Compete ao trabalhador, unicamente executar o seu trabalho.
3. O trabalho tem melhores resultados e torna-se mais económico, se se dividirem em pequenas partes todos os movimentos necessários para a sua execução. É necessário, pois, decompor cada tarefa numa série
...