TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Consumo e custo da substituição das Lâmpadas

Por:   •  12/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.056 Palavras (9 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Curso de Tecnologia em Logística

POLO: Taboão da Serra

ACADÊMICO: William Fortunato da Silva – RA: 5969920585

TUTOR A DISTÂNCIA: Gislayne R. S. Silva

DESAFIO PROFISSIONAL

Embu das Artes – São Paulo

Novembro/2017


ACADÊMICO: William Fortunato da Silva – RA: 5969920585

TUTOR A DISTÂNCIA: Gislayne R. S. Silva

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera - UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Matemática, Processos Gerenciais, Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Embu das Artes – São Paulo

 Novembro/2017


RESUMO

Este artigo foi elaborado com base em pesquisas em sites e literaturas relacionadas buscando embasamento teórico de pessoas especializadas nas questões apresentadas. O objetivo e apresentar a escola Aprendiz, alvo desta pesquisa maneiras, formas e ferramentas de gestão que podem contribuir para o crescimento da instituição. Para isso são apresentados projetos para implantação da escola em sua rotina diária. Também são apresentadas ferramentas de gestão como o ERP, onde se é apresentado em que consiste ERP, como ele poderia ser benéfico a instituição e exemplos de ERP e instituições do segmento que utilizam desta ferramenta.

Ainda orientaremos a nova gestão com relação a questões legais diante de um problema com um de seus fornecedores, onde entenderemos o que a lei diz a respeito caso e como proceder.

Palavras-Chave: Sustentabilidade. Gestão Inteligente. ERP. Educação de qualidade. Tecnologia de ponta. Controle.

 


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        Consumo e custo da substituição das Lâmpadas        5

3        Troca das lâmpadas com defeito        6

4        Sistema ERP        8

5        Outras Práticas sustentáveis        9

6        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12


  1. INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico, o aumento da preocupação com a questão da sustentabilidade e alta competitividade do mercado, empresas que que investem projetos e práticas sustentáveis e tecnologia de ponta tem maior chance de serem bem-sucedidas.

Com base nesta realidade mundial a escola Aprendiz decidiu a partir de sus nova gestão investir em práticas sustentáveis em seu ambiente, além da tecnologia de ponta inicialmente por meio de um Sistema ERP.

Estaremos alisando as ações já tomada pela nova gestão e seus impactos positivos e negativos, propondo soluções para os pontos negativos, ajudando a nova gestão a se adequar e melhor planejar toda e qualquer mudança ou nova implantação a ser efetuada em seus processos.


  1. Consumo e custo da substituição das Lâmpadas

Através dos cálculos abaixo estaremos verificando qual será a economia com a conta de energia através da troca das lâmpadas atuais por lâmpadas LED. Primeiro calcularemos quanto a escola Aprendiz gasta hoje, com as lâmpadas fluorescentes e em seguida calcularemos qual seria o custo com as lâmpadas LED. Assim poderemos chegar ao valor que será economizado por mês com a troca das lâmpadas. Faremos estes cálculos por meio da função Consumo F (x) = 0,36x + 1000, onde 0,36 representa o custo por kwh (Quilowatts hora) e 1000 representa o custo de energia com os demais equipamentos elétricos da escola. Vamos aos cálculos:

Consumo/custo (Lâmpada antigas):

F (x) = 0,36 x + 1000

F (x) = 0,36 . 1620 = 1000

F (x) = 583,20 + 1000

F (x) = 1583,20

Consumo/custo (Lâmpadas novas):

F (x) = 0,36 x + 1000

F (x) = 0,36 . 900 = 1000

F (x) = 324 + 1000

F (x) = 1324

 

Sendo assim teremos uma redução no custo com energia elétrica de R$259,20 ao mês.


  1. Troca das lâmpadas com defeito

A exigência de trocar as lâmpadas com defeito está correta e é amparada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O Artigo 18 da Seção III que fala da responsabilidade por vício do produto e do serviço, garante o direto de troca do produto ou serviço com defeito.

Os fornecedores de produtos de consumo duráveis ou não duráveis respondem solidariamente pelos vícios de qualidade ou quantidade que os tornem impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com a indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitária, respeitadas as variações decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituição das partes viciadas.(Código de Defesa do Consumidor, 1990, Art.18)

Ainda com base no Artigo 18 do Código de defesa do consumidor, no parágrafo 1º, podemos verificar que a solicitação da troca é amparada legalmente. ‘O direito de reclamar, em caso de vícios, é de 30 dias para os não duráveis e 90 dias para os duráveis’ (art. 26I e II do CDC). O consumidor tem prazo de trinta dias para a resolução do problema por parte do fornecedor, não sendo resolvido o problema o consumidor pode recorrer aos incisos I, II e III (C.D.C., 1990, Art.18, § 1º):

I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com