O DIAGNÓSTICO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Por: Leonardo Hieda • 22/2/2022 • Trabalho acadêmico • 2.322 Palavras (10 Páginas) • 734 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Projeto Integrador I – 1ª Etapa
DIAGNÓSTICO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
São Paulo
2021
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC
CURSO: Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Disciplina: Projeto Integrador I – 1ª Etapa
LEONARDO TOSI DE CAMPOS HIEDA
MURILLO MACHADO CARNEIRO
PATRICK MASSI DE SOUZA
RAFAEL FATTORI
THIAGO MAGALHAES GRISI
VINICIUS DOS SANTOS DE ARAUJO
WILLIAN CASANOVA
DIAGNÓSTICO DE SOLUÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Projeto Integrador I – Fase 1 apresentado ao Centro Universitário Senac, como exigência parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Integrado I, do curso de Análise de Sistemas.
Orientador (a): Prof. (ª) Rogério dos Santos Zenaro
São Paulo
2021
SUMÁRIO
1. Capítulo I – Introdução e conceitos .......................................pág.: 4
1.1 As Organizações e a TI ..................................................pág.: 4
1.2 Estrutura Organizacional ....................................................pág.: 5
1.3 Infraestrutura de TI ............................................................pág.: 7
1.4 Relacionamento e uso da TI ...............................................pág.: 8
1.5 Serviços de TI ...................................................................pág.: 9
1.6 Referências .............................................................................pág.: 11
1 – INTRODUÇÃO E CONCEITOS
1.1 As Organizações e a TI
Uma característica pétrea do ser humano observada ao longo da história, é que o ser humano é um ser criativo, sempre procurando descobrir novas coisas e melhorar as que já possui. Desde a descoberta do fogo até a transmissão de informações em questão de milissegundos ao outro lado do globo, é tudo fruto dessa mesma criatividade, uma criatividade que muda o indivíduo e o mundo ao seu redor. Estas novas descobertas permitiram a facilitação de processos, ou criação de novos, mudou rumos de corporações e países no planeta, e é claro, não são as organizações que deixariam de se aproveitar deste desenvolvimento tecnológico oportuno, organizações atuais que também são frutos dessa evolução.
A evolução das organizações sempre foi e sempre será intimamente conectado a evolução tecnológica. Não existe exemplo mais simples do que o período da Revolução Industrial na metade do século XX. Com o advento das primeiras máquinas, as organizações começaram a se industrializarem, a administração cientifica de Taylor/Ford predominante. Novamente, após a Segunda Guerra Mundial, com a chegada da Industrialização Neoclássica, as organizações começaram a adaptar suas transações comerciais, para um mundo mais rápido e conectado. Sua administração novamente evoluiu, desta vez para um modelo incentivador e inovador, os departamentos de recursos humanos sendo criados. E de novo, na Era da Informação, a tecnologia se tornou mais entrelaçada a organização do que antes, a conexão do planeta se tornando mais intensa, o capital financeiro deixando de ser o bem mais valioso em lugar do conhecimento e intelecto, infelizmente muitas pessoas não qualificadas acabando por não entrarem neste novo meio.
Mas o progresso destas organizações não seria possível sem o progresso da tecnologia da informação, progresso que se iniciou no século XIX com a busca da automatização do cálculo e do raciocínio. A criação do sistema binário por Leibniz seria um dos primeiros passos para essa nova era computadorizada, a partir deste desenvolvendo-se a lógica booleana e, mais praticamente, os circuitos lógicos, forjados a partir das placas de mesmo nome, desenvolvidas por Shannon. Na mesma época, Turing e Church propunham uma revolução para o campo: a automatização buscada por meio de um algoritmo. E a partir deste momento, os primeiros computadores surgiram, indo de válvulas e tubos eletromecânicos, à programas armazenados, à circuitos integrados, à tecnologia VLSI e finalmente à tecnologia ULSI.
Neste trabalho, faremos um diagnóstico sobre as estruturas das organizações atuais, o funcionamento e utilidade prática das tecnologias da informação, a evolução de ambas individualmente e juntamente e sua conexão de mútua evolução.
1.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
A posição da TI na estrutura organizacional ainda é muito afetada pelo entendimento das gestões acerca de sua importância. A importância de ter uma estrutura de TI mais próxima da estratégia de negócios da entidade faz com que os gestores repensem a eficácia dessa estrutura e quanto valor ela pode agregar.
É necessário ter uma estrutura organizacional claramente definida, estabelecer com clareza, registrar e divulgar os papéis e responsabilidades de suas unidades e adotar práticas adequadas de gestão de talentos em termos de seleção, separação de funções, treinamento e desenvolvimento e medidas para reter seus talentos. Profissionais e seu conhecimento. Cada entidade pode encontrar um método que atenda às suas necessidades específicas de gerenciamento
...