TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Trabalho Escolar: O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  1.848 Palavras (8 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 8

O ENSINO DA MATEMÁTICA E AS DIFICULDADES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Luana Maria de Jesus

Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes; acadêmica do curso de Pedagogia, campus Almenara,

luanaexpert191@gmail.com

Resumo

O ensino da matemática se faz necessário por possibilitar o aluno um conhecimento diversificado do seu mundo. Este trabalho tem como objetivo ajudar o educando a superar dificuldades de aprendizagem relacionadas com o estudo da matemática, dificuldades essas que envolvem resoluções de problemas, dificuldades na adição, subtração, multiplicação e divisão. Este trabalho é disponibilizado pelo subprojeto - Ensino da Matemática nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID que proporciona o acadêmico uma experiência com a docência.

Palavras-chave: Dificuldades; Aprendizagem; Conhecimento.

Introdução

Ao falar sobre o estudo da matemática no ensino fundamental, percebe-se o comportamento desenvolvido pelos alunos, para eles o ensino da matemática vem cheio de dificuldades que são impossíveis de solucionar, dificuldades essas que envolvem resolução de problemas, dificuldades de interpretação e compreensão do que é proposto. O professor deve estar atento aos questionamentos dos alunos, pois se trata da aprendizagem de crianças que ainda estão em processo de desenvolvimento de conhecimentos, e que na maioria das vezes não conseguem obter um raciocínio lógico daquilo que lhe é proposto.

O estudo da matemática contribui para a criança uma melhor compreensão da dinâmica do mundo em que se vive, mostrando a ela que o conhecimento matemático tem um importante significado e que esta presente em todos os lugares. .

Este trabalho tem por objetivo apresentar dados observados e vivenciados pelos, pibidianos, bolsistas do Programa PIBID, subprojeto Ensino da Matemática nas séries Iniciais do ensino Fundamental em uma Escola Estadual, com alunos do 5° ano do Município de Almenara - Minas Gerais.

Borin (1996, p.9), Piaget (1971), . (SMOLE, 2000, p. 136). Moura (1992),

Metodologia

Este trabalho foi realizado a partir de uma investigação metodológica, através de uma pesquisa bibliográfica segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, onde demonstram o desenvolvimento do ensino da matemática enfatizando aqui este texto escrito; e pesquisa de campo ou qualitativa que segundo Bicudo (2008, p.70). Do ponto de vista da realidade escolar, as mudanças didáticas envolvem reflexão pedagógica e, principalmente, mudanças práticas. Envolvem colaboração entre docentes, para que a escola reafirme seu compromisso com a aprendizagem para todas as crianças.

A realização da pesquisa de campo foi com alunos dos 5º anos de uma Escola Estadual do município de Almenara – MG, realizado pelo PIBID. Os dados aqui apresentados têm como objetivos dar suporte ao professor para que ele possa ajudar o seu aluno a vencerem as dificuldades que aparecem com o ensino da matemática, dificuldades essas que envolvam a resolução de problemas .

O ensino da matemática e os métodos sugeridos ao professor para ajudar os seus alunos a sanar as dificuldades de aprendizagem que envolve a matemática

A aprendizagem da matemática no ensino fundamental é importante porque possibilita ao aluno a oportunidade para novas descobertas. Antes de qualquer coisa o professor deve estar por dentro do conhecimento prévio, que o seu aluno já possui. Ao falar em conhecimento, não se deve esquecer-se do conhecimento social, o qual é adquirido pela criança, mas que deve ser estruturado pela lógica- matemática. A origem fundamental do conhecimento social são as convenções construídas pelas pessoas. A “característica principal do conhecimento social é a de que possui uma natureza amplamente arbitraria.” (Kamii, 1989, p.24).

Nessa situação é necessário que o professor esteja atento ao conhecimento advindo do seu aluno, para ele que possa utiliza-lo no desenvolvimento de suas atividades, possibilitando assim uma melhor compreensão e um maior interesse dos mesmos. Essas atividades podem ser desenvolvidas com o uso de matérias recicláveis, assim afirma Bicudo.

“As atividades livres dispensam roteiro determinado pelo professor. Cabe à escola providenciar material de apoio (sucata) suficientemente numeroso para várias repetições e correspondências, e diversificado, para que a ação se desprenda de objetos específicos.” ( Bicudo,2008. p. 67).

Este método foi utilizado nas aplicações das oficinas do PIBID, subprojeto Ensino da Matemática nas Séries Inicias, com os alunos do 5° ano. Onde algumas das confecções das oficinas eram feitas com materiais recicláveis, tais como; garrafas pet, caixa de papelão, tampinhas de garrafas pet e outros.

Em uma dessas oficinas aplicadas, teve uma chamada tabuada da multiplicação e adição, onde foram utilizados materiais recicláveis, e onde foi possível notar as dificuldades apresentadas pelos alunos. Pois alguns não conseguiam encontrar o resultado exato das operações.

Ex: Mostrava-se o numero 12, cabia aos alunos encontrar o resultado utilizando as seguintes operações (6X2 ou 3X4 ou 6+6...), mas alguns apresentavam dificuldades para encontrar o resultado e na maioria das vezes necessitavam ajuda. Bicudo em seu livro; Educação Matemática, fala sobre a importância de se aprender a tabuada, afirmando ainda que as operações aditivas e multiplicativas são solidarias, onde a conquista de uma implica a da outra, e ainda ela mostra sugere maneiras de se aplicar a multiplicação facilitando a compreensão do aluno.

“O enfoque das características da experiência logico-matemática, face á realidade escolar, sugere o exercício de tarefas correspondentes aos conhecimentos visados como propostas de ensino. Segundo esta perspectiva, a noção de que o total independente do inicio da contagem pode ser ensinada, solicitando-se contagens sucessivas de objetos, da direita para a esquerda e vice-versa. As dificuldades com as tabuadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com