O Enviado
Exames: O Enviado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rns30ml • 19/3/2014 • 543 Palavras (3 Páginas) • 848 Visualizações
Filme: O Enviado
Direção: Nick Hamm
Elenco Principal: Greg Kinnear, Rebecca Romijn-Stamos, Robert De Niro, Cameron Bright
Sinopse: O casal Paul e Jessie vive uma tragédia após Adam, seu filho de apenas 8 anos, falecer em um acidente. Desesperados, eles partem à procura do Dr. Richard Wells, um perito em genética, pedindo que ele crie um clone do filho morto. A prática é ilegal e experimental, mas ainda assim Paul e Jessie estão dispostos a correr o risco. Wells consegue criar o clone, mas aos poucos os pais percebem que as atitudes do novo Adam são diferentes das do original.
Palavras – chave: populações vulneráveis, riscos e benefícios e reprodução genética.
Aula
Perguntas
1. Qual o contexto social de inserção da pesquisa?
R: O contexto Social da época é baseado na falta de informações sobre o uso de técnicas de clonagem. A relação é baseada entre um médico geneticista e os pais que tinham perdido seu único filho em acidente, com isso nasceu a busca da clonagem.
2. Como se davam as relações de saberes e poderes entre o médico geneticista e os pais que tinham perdido o único filho em um acidente?
R: Era uma relação quase que hierárquica, pois os pais não sabiam dos riscos que o processo de clonagem trazia, sendo assim, não sabendo suas consequências, pois o geneticista não dava informações sobre a técnica.
3. O que leva o médico/pesquisador a agir de forma contrária ao preconizado pelos seus códigos de ética?
R: Primeiramente há de se destacar a sua função de geneticista e pesquisador, depois vem a parte do desrespeito quanto ao seu código de ética, mesmo como pesquisador deveria manter a postura e a ética diante da situação, não se aproveitando da fragilidade que a família passava.
4. As pessoas incluídas como sujeitos da pesquisa poderiam ser consideradas vulneráveis?
R: Sim, pois além de ter perdido o filho no acidente, o casal não tinha autonomia para gerar um novo filho, pois a esposa tinha grandes problemas para engravidar, deixando em situação emocionalmente desesperada, abrindo o leque para o médico falar da possibilidade da clonagem.
5. Houve algum tipo de sedução/indução/coerção para a participação no experimento genético?
R: A Sedução/Indução ocorre em dois momentos claramente, a primeira quando o médico diz ao casal que poderia fazer o clone do filho que eles tinham acabado de perder em um acidente; a segunda quando o médico diz ao casal que a mulher tinha problemas para engravidar novamente. Já coerção ocorre quando o médico diz ao casal que, para ter o filho morto de volta, eles precisavam participar da experiência.
6. Quais os grandes conflitos morais enfrentados pelos personagens do filme?
Casal:
...