O Experimento de Milgram
Por: Jabs Meireles • 9/11/2018 • Resenha • 367 Palavras (2 Páginas) • 438 Visualizações
Com base no texto responda às questões abaixo:
- Alguns críticos da pesquisa de Milgram argumentaram que a separação física entre o participante (voluntário) e o professor em uma sala e o aluno na outra facilitou para
o participante infligir os choques. Você acha que isso fez diferença? Justifique sua resposta?
Sim, sem que os dois estivessem frente a frente na mesma sala, suponho que isso ajudava, deixava o voluntário mais “a vontade” para ir em frente, mesmo percebendo que isso poderia estar agredindo o outro participante, mas como diz o ditado, “o que os olhos não vem o coração não sente”, talvez se aplique aqui, esta frase.
- Os participantes foram apresentados aos alunos como participantes iguais no estudo - isto é, voluntários como eles. Você acha que isso fez diferença na decisão de continuar aumentando a voltagem? Por quê?
Fez diferença certamente, se fosse um conhecido, haveria uma ligação maior, que impediria de continuar, visto que teoricamente o experimento trazia dor ao outro. Porém neste caso, apesar de ter a questão da autoridade envolvida, a pressão do estudo, o fato de não conhecer o outro participante pode ter aliviado um pouco esta pressão.
- O que você acha que a pesquisa de Milgram nos diz sobre nossos padrões éticos individuais?
Que o ser humano segue ordens, e isso se intensifica quando a autoridade vem de alguém com mais conhecimento e status. Naquele momento, mesmo tendo a consciência de algo estar errado, os indivíduos continuavam a fazer devido ao fato de estarem sobre ordens expressas e estarem sendo monitorados de perto.
- Você concordaria em participar deste estudo? Por que ou por que não?
Participaria sim, gostaria de saber se me encaixo nessa grande maioria de pessoas que se diz ética, mas em momentos controversos e adversos não consegue seguir essa premissa.
- Você acha que, se o estudo fosse repetido hoje, obteríamos o mesmo tipo de resultado? Por quê?
Com certeza, no meu ponto de vista a sociedade hoje é muito mais corrompida que antes, hoje se faz coisas inimagináveis para agradar, por dinheiro, por estar sendo ordenado a isso, o fiasco do teste hoje, seria muito maior do que naquela época .
...