O Farmacêutico Industrial
Trabalho Universitário: O Farmacêutico Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: starkfarma • 2/4/2014 • 894 Palavras (4 Páginas) • 242 Visualizações
O FARMACÊUTICO INDUSTRIAL
O farmacêutico industrial é um profissional que atua na indústria farmacêutica, sendo atribuídas a ele funções que englobam desde a compra de matérias primas para a produção de medicamentos até a etapa final de embalagem e expedição dos produtos fabricados.
Dentre as áreas da cadeia de produção de medicamentos, existem também os setores de controle de qualidade, supervisão de produção, desenvolvimento de novos produtos, garantia da qualidade, assuntos regulatórios e farmacovigilância (serviço de atendimento ao cliente), locais onde este profissional deve atuar. São também atribuições o aperfeiçoamento dos processos de fabricação vigentes e o desenvolvimento de novos fármacos.
3 – ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
3.1 – Produção
O farmacêutico responsável pela produção deve cumprir e/ou fazer cumprir as Boas Práticas de Fabricação (BPF) em todas as etapas da produção, evitando o risco de contaminação cruzada por troca ou mistura de produtos.
Identifica todas as etapas críticas dos processos e as documenta no processo de produção, mantendo-o sempre revisado e atualizado.
Promove com os setores envolvidos todas as etapas de validação de limpeza, incluindo validação de sistemas de água, de utilidades e validação das etapas dos processos.
Junto com a garantia da qualidade, avalia, quando necessário, os possíveis desvios de qualidade ocorridos no processo de fabricação das diversas formas farmacêuticas (injetáveis, sólidos orais, semissólidos, líquidos estéreis e não estéreis).
3.2 – Garantia da Qualidade
O farmacêutico responsável pela Garantia da Qualidade deve estruturar um sistema em que as operações de produção e controle estejam especificadas por escrito, com procedimentos operacionais padrão aprovados e arquivados e que as exigências das Boas Práticas de Fabricação sejam cumpridas.
Assegura a pureza, qualidade, segurança toxicológica e eficácia dos produtos, sendo responsável pela aprovação/rejeição do produto final.
Coordena a validação de processos, validação de limpeza, calibração, qualificação de equipamentos e de instrumentos analíticos, além de avaliar e acompanhar a execução dos programas de treinamento em BPF, capacitando colaboradores de diversos setores.
Participa da qualificação e certificação de fornecedores de materiais e equipamentos e dos fabricantes terceirizados.
Responde também pelos sistemas de desvios de qualidade, auditorias internas e externas, controle de mudanças, dúvidas e reclamações de mercado, arquivando os documentos e registros.
3.3 – Controle de Qualidade Físico-Químico e Microbiológico
O farmacêutico atuante no controle de qualidade físico-químico e microbiológico é responsável por realizar ou coordenar as análises físico-químicas e microbiológicas, aprovando ou rejeitando matérias-primas, produtos semiacabados e acabados, e materiais de embalagem, inclusive os que são produzidos por empresas terceirizadas.
Disponibiliza equipamento de proteção individual e coletivo (EPI/EPC), equipamentos de laboratório e métodos de análise adequados à sua finalidade. Avalia e arquiva os documentos de produção e controle de qualidade dos lotes.
Assegura a realização de ensaios exigidos por compêndios oficiais e, na ausência destes, por métodos analíticos validados, mantendo os registros das análises efetuadas.
Amostras padrão das matérias-primas para referência futura devem ser mantidas e utilizadas por um período de tempo determinado de acordo com as características de cada substância.
3.4 – Pesquisa Clínica
O farmacêutico atuante em pesquisa clínica deve seguir o protocolo de pesquisa aprovado previamente por Conselho de Ética, devidamente registrado e reconhecido pelo órgão regulador competente.
Nesse sentido, o farmacêutico participa da elaboração de protocolos de pesquisa de desenvolvimento de novos medicamentos e de novos produtos cosméticos, integrando também estudos de farmacovigilância e cosmetovigilância
...