O Fetichismo E Os Comerciais
Casos: O Fetichismo E Os Comerciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jarlenerodrigo • 8/6/2014 • 210 Palavras (1 Páginas) • 271 Visualizações
O fetichismo e os comerciais
Numa propaganda exibida na tv, vemos um frentista espantado por causa de um carro parado num posto de gasolina, é que o veículo não tinha motorista, enquanto isso, o dono do automóvel procura pelo carro na garagem mas não o encontra, o que é espantoso é a possibilidade do automóvel ter se locomovido sozinho ao posto de gasolina só para ser abastecido com o combustível da Petrobrás . Para finalizar ouvimos :Combustíveis Petrobrás, o sonho de consumo de todo carro.
Observamos que é a marca que valoriza o usuário e o ser humano não tem importância alguma em si mesmo.
O objeto e a marca ganham poderes á ponto de subjulgar a vontade humana. Ai o fetichismo conceito tão discutido por Max e Freud.
A relação entre pessoas é entendida como uma relação entre coisas.
No caso dessa propaganda, não levam em conta que muitos brasileiros não podem consumir os combustíveis da Petrobrás, mesmo porque a maioria da população não tem carro.
A mercadoria brilha como máxima expressão de riqueza, escondendo a miséria e exploração que se da entre produtor e consumidor.
Essas relações de consumo só poderá amenizar , quando todos os brasileiros e brasileiras olharem tais produções com um olhar crítico, rejeirando assim as práticas alienadas e consumistas.
...