O IMPACTO DA MÚSICA NA VIDA DOS JOVENS
Exames: O IMPACTO DA MÚSICA NA VIDA DOS JOVENS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tassyaneves • 6/5/2013 • 4.669 Palavras (19 Páginas) • 941 Visualizações
O IMPACTO DA MÚSICA NA VIDA DOS JOVENS
Tássya Neves
(tassyaneves@hotmail.com)
Métodos de Produção do Conhecimento – Roberto Carvalho
Resumo
A música existe desde a pré-história, e ela cada vez mais vem sendo aprimorada. Não há um ser humano com a capacidade de ouvir que não goste de música. A sensação que temos quando ouvimos música, é o resultado da liberação da dopamina no cérebro, o mesmo neurotransmissor que te dá a sensação de prazer, juntamente com a endorfina, que é chamado de hormônio da felicidade. O objetivo deste artigo foi realizar uma pesquisa para analisar qual é o imapcto da música na vida do jovem, se ela influencia ou não no modo de ser e o que causa na vida do adolescente. Alguns jovens se sentem influenciados, e mais da metade escutam música de acordo com seu humor, o que pode ser encarado como influência, e a maioria preferem e sentem-se mais a vontade de sair com amigos com o mesmo gosto musical. Minha hipótes de que a vida do jovem é influenciado pela música, foi comprovado com o decorrer do trabalho. O método de pesquisa utilizado foi a pesquisa bibliográfica, e a pesquisa de campo, com um estudo de campo. A técnica de pesquisa utilizada foi feita a partir de questionários, com um tratamento de dados quantitativo. O artigo foi aplicado a vários jovens do estado de São Paulo, pela grande diferença em gosto musical e cultura.
Palavras-chave: Música, Influência, Jovens.
1 Introdução
1.1 Contextualização
Atualmente muito se fala no comportamento do jovem e o que isso pode causar em sua vida futuramente. Este artigo vem para tirar nossas dúvidas, quanto a seu comportamento referente à música, e o que ela causa em sua vida.
Questão de Pesquisa
A vida dos jovens é realmente influenciada pela música?
1.2 Objetivos
1.2.1 Objetivo Geral
O objetivo desde artigo é analisar como a vida dos jovens é influenciada pela música que ouvem, através de questionários.
1.2.2 Objetivos Específico
• pesquisar como a música influencia a vida dos jovens do estado de São Paulo;
• identificar os motivos dessa influência;
• analisar os resultados obtidos através dos questionários.
1.3 Justificativa
A importância desse tema é importante para a sociedade, especialmente para os pais para saberem se o comportamente do filho está relacionado com a música que ele ouve, e para os jovens identificarem se são ou não influenciados e como podem talvez mudar seu comportamento.
1.4 Organização do Trabalho
O trabalho está divido em 6 capítulos.
O primeiro se trata da introdução. O segundo trata-se do referencial teórico, ou seja, a base teórica para o desenvolvimento do trabalho. O terceiro é o método de pesquisa que foi utilizado. O quarto sobre os resultados obtidos com o método de pesquisa aplicado. O quinto tratará sobre a discussão dos resultados, ou seja, se está igual à hipótese de pesquisa ou aos resultados esperados. E por fim, o sexto e último capítulo que trará as considerações finais do trabalho.
2 Referencial Teórico
2.1 Música
Todos nós ouvimos músicas, e todos temos nossa opinião do conceito de música. Mas será que é igual na teoria?
A música não são apenas sons e notas vinculadas entre si, mas sim algo que mexe com nosso interior, fazendo com que nos sentimos bem ou mal.
Sekeff (2007) diz o seguinte:
“Música não é somente um recurso de combinação e exploração de ruídos, sons e silêncios, em busca do chamado gozo estético. Ela é também um recurso de expressão (de sentimentos, idéias, valores, cultura, ideologia), um recurso de comunicação (do indivíduo consigo mesmo e com o meio que o circunda), de gratificação (psíquica, emocional, artística) e auto-realização (o indivíduo com aptidões artístico-musicais mais cedo ou mais tarde direciona-se nesse sentido, seja criando – compondo, improvisando –, re-criando – interpretando, tocando, cantando, ‘construindo’ uma nova parição –, ou simplesmente apreciando – vivenciando o prazer da escuta)” (SEKEFF, 2007, p.69).
Resumindo, o ser humano se envolve muito com a música, sendo corporalmente ou mentalmente, fazendo com que a música faça parte da sua vida. Não há uma pessoa no mundo que não goste de escutar música, independente do estilo.
“A música tem acompanhado o homem desde a pré-história, tornando-se um elemento característico do ser humano. É impossível pensar no mundo atual sem a música. Além das bandas musicais que enlouquecem milhões de fãs em todo o mundo, ela ainda está presente nos toques de celulares, comerciais de TV, nos sons que saem do computador, entre inúmeros outros exemplos. Falando de forma clara, música é a sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo. Como já foi dito, a música tem várias funções. A função artística é considerada por muitos sua principal função, porém existem outras, como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia) e religiosa” (DANTAS, 2011, p.1).
A música não pode ser entendida como linguagem, ela apenas se assemelha a ela. Às vezes a música diz, o que simples palavras não bastariam. As palavras se transformam quando vinculadas a alguma melodia. A música começa com simples notas, e ao longo do tempo, vai se aprimorando, e tornando-se lindas melodias que podem descrever sentimentos e atitudes.
De acordo com Bergold, Alvim e Cabral (2006), além da música fazer parte e melhorar nossa vida pessoal e profissional, ela também tem poder sobre nossa saúde, favorecendo a manutenção da saúde mental, a prevenção do estresse e o alívio do cansaço físico. Nós podemos utilizar a música para promover bem-estar,
...