IMPACTO do design industrial na vida cotidiana
Seminário: IMPACTO do design industrial na vida cotidiana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tatianecelis • 18/3/2014 • Seminário • 397 Palavras (2 Páginas) • 465 Visualizações
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INDUSTRIAL NA VIDA COTIDIANA
A Escola de Bauhaus
Mais do que uma escola que revolucionou o ensino da arte, do design e da arquitetura, Bauhaus foi um movimento de transformações no campo da arte e da arquitetura que marcou o século XX.
Fundada na Alemanha em 1919, sob a direção do arquiteto Walter Gropius e artistas de vanguarda como Oskar Schlemmer, Paul Klee, Wassili Kandinski, Josef Albers, Johannes Itten, Lyonel Feininger e o arquiteto Mies Van der Rohe, foi responsável por fixar diretrizes estéticas que se difundiram em outros países do ocidente. A harmonia entre forma e função, sem detalhes decorativos supérfluos na arquitetura e nos objetos da vida cotidiana, era um princípio da nova era funcionalista.
Essa estética racionalista estava aliada à ideologia progressista de organizar o ambiente da vida social e torná-lo compatível com a realidade industrial, mas ia de encontro aos ideais da antiguidade clássica defendida pelos nazistas. A escola, por exercer forte influência sobre a sociedade local, com suas utopias sociais e idéias avançadas passou a incomodar os setores conservadores. Acusada também de propagar uma arte degenerada, foi perseguida, a Bauhaus passou por três diferentes cidades até o seu fechamento definitivo em 1933,
quando o partido Nazista assumiu o poder.
A meta da Bauhaus era a arquitetura. "A arquitetura é a meta de toda a atividade criadora”, palavras de Walter Gropius, no primeiro manifesto redigido em 1919. Mas esta só aparece depois das artes plásticas, do design e do exercício do artesanato. Além de revolucionar a didática do ensino de arte e arquitetura, com o objetivo de preparar um profissional ligado aos fenômenos culturais e sociais mais expressivos do mundo moderno. Tinha uma proposta clara e inovadora de integração entre arte e sociedade, a criação de uma estética humanista do mundo moderno, com uma vontade mais ampla de adequar a sociedade à realidade tecnológica do século dominado pela revolução industrial. Enfim, ordenar do espaço moderno de convivência.
Bauhaus abriu o campo para o desenho industrial como: móveis, luminárias, pesquisas de tecido, artes gráficas. Definiu um estilo para seus produtos despidos de qualquer ornamento, que levasse em conta o lado prático e econômico, cujos protótipos saíam de suas oficinas para a execução em série na indústria. Os objetos produzidos pela indústria deveriam ser um misto de engenharia e arte, beleza e funcionalidade, dentro do compromisso arte / sociedade, de convocar a participação do trabalho do artista para
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