O Livro Em Uma Frase: A Necessidade Da Visão Sistêmica No Design
Por: paulatabosa • 19/11/2023 • Relatório de pesquisa • 603 Palavras (3 Páginas) • 57 Visualizações
LIVRO
Design para um mundo complexo
(CARDOSO, Rafael. 2012)
AUTOR:
Rafael Cardoso
FORMAÇÃO:
Historiador da arte
ANO:
2012
O LIVRO EM UMA FRASE:
A necessidade da visão sistêmica no design.
HIPÓTESE:
Como o design responde às demandas do mundo complexo?
OBJETO DE ESTUDO / METODOLOGIA:
O autor faz uma revisão de literatura e uma contextualização histórica…..
TESE:
É identificada a carência da visão sistêmica entre as práticas do design, a qual é estimulada
e apontada como promissora na revisão da área, tanto nas práticas educacionais quanto na
profissional.
_________________________________________________________________________
LIVRO
O design do dia a dia
(NORMAN, Donald A. 2006)
AUTOR:
Donald A. Norman
FORMAÇÃO/PESQUISA:
Engenheiro eletricista, Ciência cognitiva e engenharia da usabilidade
ANO:
2006
O LIVRO EM UMA FRASE:
O design como agente comunicador a favor de uma boa usabilidade dos produtos do
cotidiano.
HIPÓTESE:
Os erros cometidos a partir da inter-relação pessoa x objeto é culpa dos usuários ou dos
designers?
OBJETO DE ESTUDO / METODOLOGIA:
O autor observa os comportamentos errôneos de usabilidade de produtos a partir da
perspectiva própria e das pessoas que o cercam, embasado pela ciência cognitiva,
apontando os princípios que conduz os usuários ao erro e como a construção dos modelos
mentais humanos sugere o mal uso de objetos.
TESE:
É identificado que o projeto de design focado no usuário tem mais chances de driblar os
usos atrelados ao erro e, logo, à frustração do usuário. O design centrado no usuário é
apontado como modo de operação recente e que ainda lida com barreiras para se
consolidar no pensamento dos designers.
_________________________________________________________________________
LIVRO
Novos fundamentos do design
(LUPTON, Ellen. 2008)
AUTOR:
Ellen Lupton
FORMAÇÃO/PESQUISA:
Design gráfico (tipografia)
ANO:
2008
O LIVRO EM UMA FRASE:
Um resgate dos ensinamentos da Bauhaus sobre a “linguagem da visão”, apontando os
adventos tecnológicos como descentralizadores dessa bagagem de conhecimento e
endossando que é possível o design ter um pensamento visual universal, que atravessa a
história e as transformações culturais.
HIPÓTESE:
É possível sustentar a linguagem visual, proposta pela Bauhaus, como uma comunicação
universal e atemporal?
OBJETO DE ESTUDO / METODOLOGIA:
A autora revisita todos os princípios do pensamento visual proposto pela Bauhaus (1920) e
correlata com as observações feitas de atuações profissionais e educacionais
contemporâneas à publicação da autora (2008).
TESE:
São identificadas novas noções universais em ascensão quando se trata da linguagem
visual. A autora defende os princípios da bauhaus, ressalta sua compreensão sobre a
diferença entre “descrição e interpretação, entre uma linguagem potencialmente universal
do fazer e a universalidade do significado”. Por fim, traz o desfecho de que a proposta da
Bauhaus deve ser apenas continuada, para que possa dialogar de forma atemporal e
acolhendo as novas percepções visuais que se mostram com o decorrer do tempo.
_________________________________________________________________________
LIVRO
Princípios universais do design
(LIDWELL, William. 2010)
AUTOR:
William Lidwell
FORMAÇÃO/PESQUISA:
Designer (?) / Psicologia da engenharia
ANO:
2010
O LIVRO EM UMA FRASE:
O livro é um compilado dos principais conceitos do design interdisciplinar, visando uma
consulta fácil e rápida para designers que estão em etapas projetuais ou em avaliação de
artefatos.
HIPÓTESE:
Como a academia está tratando a visão interdisciplinar dos profissionais
...