Resumo do livro: Design para quem não é designer
Por: Paauuulinha • 23/5/2015 • Dissertação • 919 Palavras (4 Páginas) • 585 Visualizações
O livro ensina os 4 princípios básicos do Design: proximidade, alinhamento, repetição e contraste, para aqueles que ainda não possuem conhecimento possam ter a base de criação, seja qual for sua área de atuação. Os princípios são intrínsecos ao processo de design.
Proximidade:
Quando um iniciante cria uma página costuma utilizar todo espaço em branco, deixando seus textos e imagens desorganizadas.
No principio da proximidade os itens da página devem ser agrupados e aproximados entre si, deixando seus textos e imagens mais coesos.
É preciso seguir uma progressão lógica durante a leitura da página, partindo de um inicio bem-sucedido para um fim bem-sucedido, assim sabendo por onde começar e terminar a leitura. O agrupamento de elementos relacionados em proximidade tem o propósito de organizar, pois quanto mais as informações estiverem organizadas sua leitura e memorização será mais fácil.
Quando vários itens estiverem próximos, formarão uma unidade visual e não varias unidades individuais.
O conceito de proximidade não significa que os elementos só devem estar próximos, deve também haver ligações entre si, e as informações devem estar conectadas, pois a proximidade ou falta de proximidade indica a relação dos elementos. A proximidade é uma questão da conscientização da importância da relação entre as linhas de texto.
Alinhamento:
Um iniciante tende a utilizar as imagens e textos em qualquer espaço da página, não tendo a consciência da falta de organização que isso ocorre.
O principio de alinhamento obriga a consciência e a organização, cada item deve ter uma comunicação visual com algo da página.
Quando os elementos são alinhados na página, há uma linha invisível que conecta esses elementos em nossa mente e avisa o leitor que mesmo não estando próximos, os itens fazem parte do mesmo material.
Os iniciantes tem o costume de alinhar tudo ao centro, pois trás mais conforto e segurança. Textos alinhados ao centro são mais formais, comuns e sem brilho, mas é preciso fazer diferente e se libertar de sempre alinhar ao centro, pois se os elementos estiverem alinhados a direita ou a esquerda, a linha invisível que o conecta ficara mais forte, isso faz com que os textos alinhados fiquem com aspecto de mais limpos e mais fortes. Mas, existe apenas uma regra, utilize apenas um alinhamento por página, ou seja, ou ele é todo alinhado à direita, à esquerda ou centralizado. Porém existe a possibilidade de colocar alinhamentos diferentes na mesma página, mas é importante verificar se os elementos serão conectados através do alinhamento.
Para os textos que forem justificados deve-se apenas ter a atenção em não deixar os espaços vazios em branco entre uma palavra e outra.
A falta de alinhamento causa aparência de um texto antiestético, pois nossos olhos gostam de ver tudo em ordem, pois isso causa uma sensação de calma e segurança. Pequenos desalinhamentos contribuem para que a página fique desalinhada visualmente é necessário encontrar uma linha e guia-se através dela. Porém é possível interromper o alinhamento de forma consciente, se o texto estiver bem delimitado, e esta interrupção terá uma aparência intencional.
Repetição:
Um iniciante precisa ir mais além, pois é preciso fazer transformar a repetição imperceptível em um elemento chave que visualmente unifica o material.
No principio da repetição algum aspecto deve ser repetido no material inteiro. O elemento repetido pode ser uma fonte em bold (negrito) deixando a fonte consistente nos títulos e subtítulos, um fio (linha) que pode ser única que se repete no inferior das páginas, algum sinal de tópico, o número das páginas no mesmo lugar e com a mesma fonte em todas as páginas, algum formato especifico, relações espaciais, entre outros. Pode ser qualquer item que seja fácil que o leitor reconheça.
...