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O Modelo De Expansão Agregada Dos Desagregadores Agregados Da Agroegandia

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Por:   •  7/7/2013  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  613 Visualizações

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Lukács disse certa vez, enquanto elaborava sua última obra, aOntologia do ser social,

que gostaria de retomar o projeto de Marx e escrever O capitaldos nossos dias. Investigar o mundo contemporâneo, a lógica que o presidia, os elementos novos de sua

processualidade, objetivando com isso fazer, no último quartel do século XX, uma

atualizaçãodos nexos categoriais presentes em O capital. Lukács pôde indicar, mas não

pôde sequer iniciar tal empreitada. Coube a István Mészáros, um dos mais destacados e

importantes colaboradores de Lukács, essa significativa contribuição para a realização,

em parte, desta monumental (e por certo coletiva) empreitada.

Radicado na Universidade de Sussex, na Inglaterra, onde é professor emérito, István

Mészáros já era responsável por uma vasta produção intelectual, da qual se destacam

Marx’s Theory of Alienation(1970) [ed. bras.: A teoria da alienação em Marx, 2006],

Philosophy, Ideology and Social Science(1986) [ed. bras.: Filosofia, ideologia e ciência

social, 2008] e The Power of Ideology(1989) [ed. bras.: O poder da ideologia, 2004],

entre vários outros livros, publicados em diversos países do mundo.

Para além do capital é, entretanto, seu livro de maior envergadura e se configura como uma das mais agudas reflexões críticas sobre o capital em suas formas,

engrenagens e mecanismos de funcionamento sociometabólico, condensando

mais de duas décadas de intenso trabalho intelectual. Mészáros empreende uma

demolidora crítica do capital e realiza uma das mais instigantes, provocativas

e densas reflexões sobre a sociabilidade contemporânea e a lógica que a preside.

Na impossibilidade de desenvolver, no âmbito desta apresentação, sequer minimamente o vasto campo de complexidades desenvolvido pelo autor, vamos procurar

indicar algumas de suas teses centrais, pontuando elementos analíticos presentes

em Para além do capital.

Podemos começar afirmando que, para o autor, capital e capitalismo são

fenômenos distintos e a identificação conceitual entre ambos fez com que todas

as experiências revolucionárias vivenciadas no século passado, desde a Revolução

Russa até as tentativas mais recentes de constituição societal socialista, se mostrassem incapacitadas para superar o “sistema de sociometabolismo do capital”,

isto é, o complexo caracterizado pela divisão hierárquica do trabalho, que subordina

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