O Modelo de Planejamento Estratégico Rumo
Por: celudifa • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.870 Palavras (8 Páginas) • 259 Visualizações
Modelo de Planejamento Estratégico Rumo
A Rumo é a maior operadora ferroviária do Brasil, oferecendo serviços logísticos de transporte por ferrovias, elevação em portos e estocagem de produtos.
Hoje é composta por 4 concessões ferroviárias no Brasil, totalizando 12 mil km de ferrovias, cerca de mil locomotivas e 25 mil vagões, além de centros de distribuição e instalações de armazenagens, isso foi possível devido a fusão da Rumo logística (Grupo Cosan) e a antiga América Latina Logística (ALL).
Planejamento Estratégico
Integrar a rumo ao ecossistema de inovação com objetivo de criar oportunidades e desenvolver parceiros estratégicos.
Investir R$ 2.000.000.000,00 (bilhões) em pesquisa e desenvolvimento com meio para atingir e dobrar a capacidade de transportes ferroviários do negócio nos próximos 10 anos.
Atender corredores ferroviários e intermodais ampliando em 30% a 40% a participação do mercado. Historicamente, caminhões são utilizados como meio principal de transporte no Brasil, mostrando assim as vantagens do modal ferroviário.
Reduzir 15% dos custos, aumentando receita, controlando consumo de combustível e gestão de fornecedores
Manter a confiabilidade dos clientes, estabelecendo relações comerciais de longo prazo.
Ampliar em 15% a 20% a infraestrutura logística.
Otimizar lucratividade e retorno sobre o capital investido.
Planejamento Tático
Investimento de R$ 9.000.000.000,00 (bilhões) entre 2016-2020, com foco longo prazo e proposito claro de reduzir custos de operação e aumentar capacidade, a eficiência e o nível de serviço da organização.
40% a 60% será aplicado na recuperação da malha e na aplicação e construção de novos pátios, melhorando o acesso a portos estratégicos, Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS).
30% A 40% se concentrará na substituição e reformas de locomotivas e vagões. Ampliar a frota de vagões graneleiros 8 de 100 toneladas aumentando a capacidade de escoamento e obtendo ganhos no volume de transportes.
Planejamento Operacional
Operando a malha ferroviária com mais de 12 mil km ligando diretamente aos portos de Santos (SP), Paranaguá (PR), São Francisco do Sul (SC) e Rio Grande (RS), garantindo a agilidade na movimentação de açúcar, fertilizantes, grãos e outros, viabilizando assim a importação e a exportação, os principais clientes da Rumo são, Cargil, Bunge, Copersucar.
Principais produtos transportados: fertilizantes, milho, trigo, soja, farelo, óleo vegetal e açúcar.
A logística de combustíveis (gasolina – diesel) se inicia nas principais refinarias, destinando-se as áreas de consumo MT, MS, SP, PR e RS. Já o etanol, é originado em São Paulo, sendo distribuído para todo região sul do país.
Principais clientes: Petrobras, Raízen, Ipiranga, Alesat, Latina e CPA.
A Rumo transporta produtos de diversos seguimentos, com maior valor agregado, siderúrgica, construção civil, com seu know-know e estrutura logística diferenciada para poder dar suporte a todas operações, preparada para atender com complexidade os diversos tipos de clientes, entre seus principais diferenciais estão:
● Operações multimodais, aproveitando as vantagens de cada modal;
● Áreas de armazenagem e centros de distribuição estrategicamente posicionados;
● Acesso aos principais portos do País: Santos, Paranaguá, São Francisco do Sul e Rio Grande;
● Caminhões próprios, agregados e terceiros, para atender seus clientes;
● Eficiência operacional com a melhor relação custo X benefício.
Alguns dos principais clientes no segmento: Braskem, Camargo Corrêa, Camil, Cimento Ribeirão, Gerdau, Belgo Mineira, Grupo Votorantim, Ipiranga, Klabin, Sadia, Frangosul, Seara, Renault e Unilever.
Logística de contêineres
Para o transporte inteligente a rumo conta com a brado para oferecer o serviço de logística de contêineres, para vários tipos de cargas, incluindo produtos como carnes congeladas, madeira, fertilizantes, alimentos industrializados e outros bens de consumo.
Terminal Ferroviário de Rondonópolis
Carregamento de soja
O terminal ferroviário é um pátio dedicado ao carregamento e a descarga de produtos, áreas projetadas para o carregamento e descarregamento de produtos compostos por instalações próprias para cada tipo, terminais especializados em:
– Carga a granel;
– Carga geral;
– Contêiner.
As instalações variam em função da carga, se sólida, líquida ou gasosa.
Dentre as instalações para carregamento de vagões, destacam-se:
Muros de carregamento; silos de carregamento (é uma benfeitoria agrícola destinada ao armazenamento de produtos agrícolas, geralmente depositados no seu interior sem estarem ensacados); praias de terminal.
Usualmente, a face deste aterro tem um muro de arrimo a 90º paralelo a linha férrea onde o vagão vai ser posicionado.
Por cima deste aterro circulam as pás mecânicas que trazem carga das pilhas de estocagem e depositam dentro dos vagões, elas devem estar próximas ao muro para evitar grandes deslocamentos das pás mecânicas, usadas principalmente, para minério de ferro, carvão, calcário, gusa entre outros.
Pátio Terminal Ferroviário
Terminal Ferroviário de Granel Carregamento
• Os silos são estruturas, metálicas e/ou de concreto, que comportam um grande depósito na sua parte superior, que possuem uma abertura na parte
inferior. Esta abertura fica numa altura superior a frecha do vagão.
...