O Organização Do Espaço Educativo Presente Na Educação Infantil
Trabalho Universitário: O Organização Do Espaço Educativo Presente Na Educação Infantil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robemarley • 9/5/2013 • 738 Palavras (3 Páginas) • 976 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo compreender a organização do espaço educativo presente na Educação Infantil e, ao mesmo tempo, construir conhecimentos científicos necessários à atuação do professor nessa etapa da Educação, a partir da interdisciplinaridade dos conteúdos presentes no eixo Organização do espaço educativo na Educação Infantil, a fim de efetivar sua práxis, fundamentar a prática docente, bem como, materializar a teoria.
2 DESENVOLVIMENTO
As instituições de Educação Infantil devem incorporar, de modo integrado, as funções de educar e cuidar com qualidade advinda de estudo, dedicação, cooperação e cumplicidade de todos os envolvidos, buscando-se entender e valorizar o que cada criança sente e pensa; o que sabe sobre si e sobre o mundo (FOREST e WEISS, 2003).
Essa qualidade dar-se-á em função das concepções, interações e ações sociais e pedagógicas, que ocorrem em todos os ambientes da escola. As situações de educar remetem às situações de cuidado, auxiliando o desenvolvimento das capacidades cognitivas infantis, bem como das potencialidades afetivas, emocionais, sociais, corporais, estéticas e éticas.
Nesse contexto, cabe ressaltar a importância do planejamento, que segundo Padilha (2001) planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, que visa o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organização grupais e outras atividades humanas. Para ele, o processo de planejar é sempre um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, um processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, Libâneo (2001) define que, o planejamento escolar, é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social.
Este planejamento é essencial em todas as etapas, inclusive na alfabetização, pois neste momento o professor tem que estar aberto e ter um olhar positivo diante de suas possibilidades, mesmo que utilize a sala com outra turma em período contrário. Cabe a sua agilidade, dinamismo e comprometimento, modificar o ambiente de acordo com a atividade proposta.
Este ambiente letrado e adequado torna-se promissor criando estímulos gerando frutos na alfabetização. Deve estar presente na sala de aula, e em toda instituição para estimular o hábito da leitura não só no processo da alfabetização, mas ao longo do período escolar.
O planejamento também é essencial para desenvolver a oralidade da criança de diversas formas, dentre elas a roda de conversa que caracteriza-se como o momento privilegiado de diálogo e intercâmbio de ideias. Por meio desse exercício cotidiano as crianças podem ampliar suas capacidades comunicativas, como a fluência para falar, perguntar, expor suas ideias, dúvidas e descobertas, ampliar seu vocabulário e aprender
...