O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Projeto de pesquisa: O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PFAline • 3/11/2014 • Projeto de pesquisa • 2.433 Palavras (10 Páginas) • 283 Visualizações
Revista NPI/FMR - Núcleo de Pesquisa In In terdisciplinar An An o V
1
O PAPEL DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES1
Luciana Jacomini
Faculdade de Agudos - FAAG
RESUMO
A comunicação interna é uma ferramenta fundamental para as organizações no que se refere à obtenção de excelentes resultados como: aumento de produtividade e ganho financeiro. Porém, quando há falhas ou barreiras na comunicação interna, gera vários transtornos que podem levar a organização ao descrédito, ou até mesmo ao fracasso. A comunicação quando mal feita ou feita de forma insatisfatória gera ruído, insegurança, desmotivação e falta de comprometimento dos clientes internos.
Palavras-chave: comunicação; comunicação interna; organizações.
INTRODUÇÃO
As organizações estão inseridas em ambientes vulneráveis e em constantes mudanças, nos quais a grande volatilidade de informações e a concorrência influenciam em seu desempenho, exigindo agilidade e competitividade.
Devido a esta atual competitividade entre as organizações, somente as com melhores estratégias e diferenciais sobreviverão. Por isso, valoriza-se cada vez mais qualidade e eficiência nos processos organizacionais, fatores que refletem diretamente nos produtos e serviços.
Considerando esta realidade atual, a comunicação torna-se fundamental e o suporte necessário ao bom relacionamento entre uma organização e seu público interno e externo. Por meio da comunicação é possível obter uma
1 JACOMINI, Luciana. O papel da comunicação nas organizações. Rev. Npi/Fmr. set. 2011. Disponível em: <http://www.fmr.edu.br/npi.html>
Revista NPI/FMR - Núcleo de Pesquisa In In terdisciplinar An An o V
2
integração de recursos, em um processo no qual os participantes comunicam-se ininterruptamente a fim de atingir objetivos previamente determinados.
A comunicação bem estruturada é resultado do trabalho em equipe, da atuação sinérgica entre as áreas que a compõem. Assim, a interação e integração das áreas relacionadas às atividades e ações de comunicação são fundamentais para consolidar o relacionamento de uma organização com seus públicos (interno e externo), como também sintonizar as expectativas e interesses específicos de cada área com os objetivos organizacionais.
A comunicação, tanto interna quanto externa, é uma ferramenta de extrema importância para qualquer organização e determinante no que se refere ao sucesso, independente do porte e da área de atuação. É uma ferramenta estratégica, pois muitos erros podem ser atribuídos às falhas de comunicação. Portanto, um sistema de comunicação eficaz é fundamental para as organizações que buscam o crescimento e cultura organizacional
É necessário às organizações conhecerem as características das várias formas de comunicação, pois cada uma influenciará de forma peculiar o planejamento comunicacional e o seu planejamento administrativo estratégico.
Uma das formas mais importantes de comunicação dentro das organizações que é a comunicação interna, também conhecida como endocomunicação. Sua grande importância deve-se a ampliação da visão dos clientes internos, que se tornam verdadeiros parceiros. Quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com a missão e, conseqüentemente aumentará a sua produtividade.
A comunicação interna é considerada de extrema importância para uma boa gestão organizacional, visto que integra os recursos humanos às tarefas a serem executadas, além de estimular a motivação das pessoas com intuito de compartilhar estratégias e agregar valor à organização.
Constitui uma ferramenta estratégica que compatibiliza interesses à medida que compartilha valores, promove o diálogo, a troca de informações, de experiências e a participação de todos os níveis organizacionais, além de viabilizar ações voltadas prioritariamente aos clientes internos.
Em outras palavras, a comunicação interna é um processo de troca, é próprio relacionamento dentro de uma organização. Ela é responsável por circular informação e conhecimento, plurilateralmente, isto é, de forma vertical quando circula da liderança para os níveis subordinados e de forma horizontal,
Revista NPI/FMR - Núcleo de Pesquisa In In terdisciplinar An An o V
3
entre os empregados do mesmo nível hierárquico, com a finalidade de interação entre as várias áreas das organizações.
A comunicação interna atua na empresa como vários fatores de sucesso:
1.Fator Estratégico quando proporciona a troca de conhecimento, na divulgação de informações, de objetivos estratégicos e aspectos da cultura organizacional, criando uma linguagem única compreensíveis a todos os níveis e incentivando o debate em um ambiente no qual os colaboradores têm liberdade para discutir questões relevantes em um espaço realmente integrado.
2.Fator de Integração quando incentiva o diálogo e por meio deste são estabelecidas relações estáveis e duradouras, fundamentais para a criação um ambiente favorável à troca de experiências e de conhecimentos, integrando os clientes internos aos objetivos e metas da organização.
3.Fator Motivação e Satisfação, quando os clientes internos têm acesso às informações e a oportunidade de externar suas opiniões - liberdade de participação.
Este artigo tem como proposta mostrar que é possível alcançar os objetivos organizacionais com um orçamento enxuto, além de otimizar os resultados, customizar as ações, motivar os funcionários e minimizar os conflitos, desenvolvendo uma comunicação interna eficiente e customizada nas organizações. Fazer com que as organizações utilizem a comunicação interna como uma ferramenta fundamental, para obtenção de excelentes resultados no que se refere ao aumento de produtividade, ao ganho financeiro e a própria sobrevivência delas.
Tem por objetivo também, aumentar a motivação dos funcionários, acabando com desperdício de tempo com a rádio-peão e com as conseqüências que esta traz aumentar o engajamento do funcionário com a empresa, aumentar o conhecimento dos clientes internos e todos os outros benefícios que esta ferramenta de suma importância traz para as organizações.
Por
...