O PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA
Artigo: O PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Flora161114 • 16/11/2014 • 9.502 Palavras (39 Páginas) • 555 Visualizações
DEDICATÓRIA
Dedicamos este trabalho aos nossos familiares, amigos e tutora, que estiveram presentes durante nossa jornada acadêmica, colaborando sempre para o êxito de nossa formação profissional.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a DEUS por nos possibilitar a vida e a realização deste sonho.
Aos nossos familiares e amigos que estiveram ao nosso lado, nos incentivando a continuar sempre.
A nossa tutora pela dedicação e auxílio no transcorrer de todo percurso.
Infância
Aninha
pula amarelinha
Henrique
brinca de pique
Marília
de mãe e filha
Marcelo
é o rei do castelo
Mariazinha
sua rainha
Carola
brinca de bola
Renato
de gato e rato
João
de polícia e ladrão
Joaquim
anda de patins
Tieta
de bicicleta
e Janete
de patinete
Lucinha!
Eu estou sozinha.
Você quer brincar
comigo?
Sonia Miranda
RESUMO
Este estudo aborda como tema central como introduzir brinquedos e brincadeiras na proposta pedagógica da Educação Infantil. Tem como objetivo analisar e compreender a respeito da relação existente a utilização dos brinquedos e brincadeiras na sala de aula e a construção do conhecimento.
A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica que permite um maior conhecimento sobre o assunto. No decorrer dos capítulos , o texto enfoca a real função dos brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil e também aborda o papel do educador como mediador desse processo. Descreve
quais brinquedos e brincadeiras mais adequados a cada faixa etária e apresenta sugestões de atividades. Como consideração final tem-se que o presente estudo encontrou as respostas para as questões e hipóteses levantadas, oferecendo subsídios aos professores de como trabalhar os brinquedos e as brincadeiras na Educação Infantil, resgatando-os como metodologia que levam ao desenvolvimento.
Palavras chaves: brinquedos, brincadeiras, educação infantil, proposta pedagógica.
SUMÁRIO
I- INTRODUÇÃO 1
II - O BRINCAR 3
2.1. O PRAZER E AS EMOÇÕES NAS BRINCADEIRAS INFANTIS 4
III - BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO 7
3.1. CONCEITUANDO BRINQUEDO E BRINCADEIRA..................................9
3.2. RELAÇÃO ENTRE BRINQUEDO E BRINCADEIRA 11
IV - BRINQUEDO E BRINCADEIRA NO PROCESSO DE
DESENVOLVIMENTO INFANTIL 14
4.1. PAPEL DOS BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA ATIVIDADE
PEDAGÓGICA 20
V - INTRODUZINDO BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL 23
5.1. ESCOLHENDO COM CRITÉRIOS 26
CONSIDERAÇÕES FINAIS 34
BIBLIOGRAFIA 36
I - INTRODUÇÃO
Sabe-se que o brincar faz parte não só do universo da criança, mas do adulto também. Quem não tem saudades e um pouco de inveja, ao observar crianças brincando livremente, vendo a alegria, a espontaneidade com que executam a atividade lúdica? Nessas brincadeiras vê-se que tudo é sério e prazeroso ao mesmo tempo.
O entanto, os brinquedos e brincadeiras são poucos utilizados no espaço escolar, havendo uma distância entre o pedagógico e o lúdico, e que estes são vistos como se existissem fora do contexto escolar ou como um processo à parte da educação, motivados talvez, pelo desconhecimento dos benefícios e da importância do jogo para o desenvolvimento infantil.
Os brinquedos e brincadeiras mudaram muito desde o começo do século até os dias atuais, em todos os países e em qualquer cultura, em todos os contextos sociais, mas o prazer de brincar não mudou.
Questiona-se com essa pesquisa: como introduzir brinquedos e brincadeiras na Proposta Pedagógica da Educação Infantil? Em quais aspectos a introdução dos brinquedos e brincadeiras na Proposta Pedagógica pode auxiliar no desenvolvimento da criança? Quais brinquedos e brincadeiras são mais indicados para cada faixa etária?
A escolha do tema tem como ponto de partida essas questões e a necessidade de conhecer a importância do brincar para a criança e sua influência no comportamento e no processo de aprendizagem, levando a reflexão sobre a importância das práticas educativas voltadas para a criança provocando a necessidade de ressignificar e de reorganizar as Propostas Pedagógicas da Educação infantil de modo a estruturá-las visando oferecer às crianças momentos de intenso prazer pelo aprender, oferecendo atividades prazerosas e desafiadoras.
Identificar as diversas possibilidades
...