BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Projeto de pesquisa: BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marli38 • 29/5/2013 • Projeto de pesquisa • 2.475 Palavras (10 Páginas) • 777 Visualizações
-----------------------------------------------------------------------------------------
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................P. 04
REFERENCIAL TEÓRICO...............................................................................P.06
BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL................... ..P.07
REGISTRO REFLEXIVO DA PESQUISA DE CAMPO....................................P.09
CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................P.11
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA.......................................................................P.12
APÊNDICE........................................................................................................P.13
1INTRODUÇÃO
“O jogo, a brincadeira e o brinquedo são instrumentos importantes no processo de aprendizagem, e também como conhecimento a ser compreendido pelo alunado” cita Fogaça, Junior Orlando Mendes, em seu livro Ensino da Educação Física Escolar, (2009) p.115. O jogo é necessário ao nosso processo de desenvolvimento e tem uma função vital como forma de assimilação da realidade, visto que através do jogo do faz de conta, a criança cria uma situação imaginária de mundo.
Continua o autor: A necessidade do lúdico no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos, colabora na transformação do processo interpessoal, onde o jogador tem necessidade de coordenar diferentes pontos de vista, estabelecer relações e resolver conflitos.
BRUNER, Ratner (1978 considera as brincadeiras como relevantes para o desenvolvimento cognitivo , estimulando a aprendizagem da linguagem e a solução de problemas. Ao propor o lúdico para ensinar crianças de diferentes idades, em situações estruturadas, com a mediação de adultos, Bruner concebe-o como forma de exploração, estratégia que leva ao pensamento divergente, por sua característica pouco opressora e estimuladora da criatividade.O jogo cria oportunidade para a a criação do pensamento abstrato na criança; ajudando a desenvolver a criatividade, adjetivo necessário na vida futura de todo cidadão; além de que a prática do jogo, proporciona uma interação entre os colegas, desenvolvendo a socialização, a oralidade, o raciocínio lógico matemático, aguça a responsabilidade no cumprimento das regras definidas, a competição, a elaboração de estratégias, e o desenvolvimento intelectual dos sujeitos; Isso sem falar de alguns, que dinamizam o movimento, e ensina a analisar os “erros” e aprender com eles.
Os jogos mantém uma relação estreita com a construção do conhecimento e possui um elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.
Em vista disso, tem este a finalidade de expor dois jogos praticados em nossa região, que englobam o que Piaget propõe que se estruture os jogos nas formas de exercícios, símbolo e regra, observando o desenvolvimento da criança e em seu estágio de desenvolvimento cognitivo.
Visamos com esse trabalho explicar que através do jogo é possível desenvolver a capacidade de absorver a estimulação da imaginação, a auto-afirmação e a autonomia; bem como o entendimento da limitação de espaço, da existência de regras;
Pretendemos demonstrar que através da brincadeira é possível descobrir os limites do corpo, afinar a afetividade, e também lidar com as frustrações.
Nosso grupo partiu da situação existente em uma Escola Municipal na cidade de Vilhena, onde o jogo e a recreação fazem parte do currículo escolar, obtendo ótimos resultados.
Além da pesquisa bibliográfica, buscamos nessa Escola, junto à professora de Educação Física, explicações detalhadas de como a inserção dessa disciplina vem melhorando o desenvolvimento escolar dos alunos.
O trabalho é pertinente porque envolve os eixos Fundamentos da Língua Portuguesa, Fundamentos do Ensino das Artes, Fundamentos do Ensino da Matemática e Fundamentos do Ensino de Ciências.
Dividimos da seguinte forma a elaboração do mesmo:
Efetuamos uma entrevista colhendo dados: Maria Marlene, Francisca e Marli; Pesquisa Bibliográfica: Luciana e Verônica e Patrícia; Digitação: Valdirene.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1- Faremos uma breve exposição sobre o objetivo geral do jogo ou brincadeira na Educação infantil, referindo-nos a eles como instrumento para uma educação transformadora, que contribui para uma formação lúdica, motora, raciocínio lógico, corporal, gestual, para que, por meio de seu desenvolvimento possa desenvolver a autonomia moral aluno.
2.2- Faremos nesse item, a descrição propriamente dita dos jogos ou brincadeiras e a forma como é utilizado no aprendizado dos alunos.
2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
Conforme PEREIRA (2005), as brincadeiras são uma linguagem que perpassam toda a nossa experiência de vida. Conhecer o universo dos jogos e dos brinquedos pode funcionar para conhecer diversas realidades do passado ou do presente. A curiosidade despertada, o encantamento provocado, a emoção sentida, as reações diferentes em cada jogo ou brincadeira, são reveladores da cultura lúdica e das diferentes maneiras de lidar com o mundo.
Desde o início, ainda na creche, podemos brincar, por exemplo, de ordenar os objetos, atividade esta que, bem adequada ao desenvolvimento da criança, é prazerosa e de grande utilidade
...