O PEDAGOGO E SUAS ATRIBUIÇÕES ANTE AS MODERNIDADES DO NOVO CONTEXTO SOCIOCULTURAL
Casos: O PEDAGOGO E SUAS ATRIBUIÇÕES ANTE AS MODERNIDADES DO NOVO CONTEXTO SOCIOCULTURAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anatdb • 4/5/2014 • 1.115 Palavras (5 Páginas) • 470 Visualizações
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO---------------------------------------------------------------------04
2. O QUE É SER UM PEDAGOGO-----------------------------------------------05
3. CONCLUSÃO----------------------------------------------------------------------07
4. REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------08
1. INTRODUÇÃO
O trabalho objetiva levar a compreensão acerca da natureza e da especificidade do curso superior de Pedagogia bem como a importância do mesmo para a sociedade atual que passa por modificações constantes, nesse sentido se faz necessário que o profissional tenha respaudo teórico e prático para atuar em meio a tantas modernidades.
O desenvolvimento do trabalho se deu a partir do estudo das disciplinas do semestre e da análise do texto “ Natureza e Identidade da Pedagogia.O que é Pedagogia e quem é o Pedagogo, resultando em uma produção textual como o resultado do estudo, uma vez que a profissão de Pedagogo perspassa as concepções que muitos possuem, aquela de que ao pedagogo cabia a função apenas de ministrar aulas em escolas primárias.
Veremos desse modo as atribuições da profissão e do profissional e um modo claro e objetivo para que possamos compreender que as modernidades que surrgiram foram significativas para a inserção da profissão e do profissional no mundo moderno e competitivo.
2. O QUE É SER UM PEDAGOGO?
O curso de Pedagogia estuda de um modo crítico a educação e como os aspectos educacionais se manifestam em meio a uma socidade que na atualidade tem se tornado crítica e competitiva. Ao fazer uma análise acerca das funções impostas ao pedagogo, profissão que existe a muito tempo e sempre contribuiu na propagação da cultura e conhecimento em diversos âmbitos épossivel analisar e definir o que é ser um pedagogo, nesse sentido, teremos concepções diversificadas pois a profissão passou por inúmeras mudanças até conceber o status atual.
Ao retornarmos a legislação educacional vimos que ac década de 1960 foi significativa em relação as mudanças legais para a formação do pedagogo e também que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) Nº 9394/96 trouxe uma nova configuração e um contexto que alterou o perfil deste profissional.
Ao pensarmos no pedagogo temos que considerá-lo além da sala de aula, pois esta profissão abre leques muito grandes, o pedagogo é um profissional habilitado para ser um colaborador comprometido com as práticas educacionais em diversos espaços onde necessitam de intervenção pedagógica, é importante destacar que estes espaços podem ser formais ou não, ou seja, não é somente na sala de aula que o pedagogo pode atuar.
Nesse sentido é perceptivel que as concepções que abrangem o exercício do pedagogo o insere em diversas instituições, dentre elas é válido destacar as empresas, hospitais e a muitos órgãos públicos, tal fato se deve aos avanços e as transformações sociais que a cada dia reconhece a extrema importância das ações pedagógicas que não devem se restringir apenas as instituições escolares.
A presença do Pedagogo é fundamental para articular o processo e a formação cultural, social e global dos indivíduos, em relação a atuação do educacor FREIRE (1996) assinala que “ ensinar, inexiste sem aprender e vice-versa e foi aprendendo socialmente que historicamente, homens e mulheres descobriram que era possivel ensinar.”( FREIRE, 1996, p.23-24), nesse sentido percebe-se que o pedagogo molda sua prática pedagógica, independente do local em que está inserido, sempre com objetivo de levar conhecimentos as pessoas de modo que estas sejam preparadas para o mundo.
O Pedagogo tem possibilidade de intervir no mundo que o cerca, vivemos em um cenário onde muitas exigências foram colocadas pelo sistema ao setor educaional, e tais exigências desencadeiam debates sobre como o profissional em Pedagogia pode intervir no intuito de melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem, uma vez que este profissional possui competencias e habilidades para administrar estas exigências respondendo aos requisitos impostos pela sociedade.
Assim, é importante considerar que ser pedagogo é estar preparado para levar o ensino e a aprendizagem, transmitir conhecimentos a todos que necessitam, não somente em ambientes escolares,mas em espaços que precisem de intervenções, para que as mudanças ocorram.
Ser pedagogo
...